A cerimónia contou com a presença de representantes das juntas de freguesia, a quem foram entregues os galardões referentes às zonas balneares do concelho.
Com um total de 19 Bandeiras Azuis atribuídas a praias marítimas, Gaia mantém-se como um dos municípios portugueses com maior número de zonas balneares distinguidas por critérios de qualidade ambiental, segurança e serviços prestados aos banhistas. As praias galardoadas são: Aguda, Canide-Norte, Canide-Sul, Dunas Mar, Francelos, Francemar, Granja, Lavadores, Madalena-Norte, Madalena-Sul, Mar e Sol, Marbelo, Miramar, S. Félix da Marinha, Salgueiros, Sãozinha, Senhor da Pedra, Valadares-Norte e Valadares-Sul.
A atribuição da Bandeira Azul, um reconhecimento internacional da Fundação para a Educação Ambiental, resulta da verificação rigorosa de requisitos relacionados com qualidade da água, gestão ambiental, segurança e sensibilização ambiental. Esta distinção é validada por entidades como a Comissão Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
Além das Bandeiras Azuis, Gaia foi também distinguida com seis galardões “Praia Acessível – Praia para Todos!”. As praias da Aguda, Canide-Norte, Miramar, Salgueiros, Senhor da Pedra e Valadares Sul estão agora reconhecidas como acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, no âmbito de um programa criado em 2005 e promovido por diversas entidades públicas.
Com estas distinções, Vila Nova de Gaia reforça o seu compromisso com um litoral inclusivo, seguro e ambientalmente responsável, preparando-se para receber os veraneantes durante a temporada de verão.