logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 0 min

UTAD acolheu 2.º Seminário Vine & Wine Portugal dedicado à inovação no setor vitivinícola

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu, no passado dia 22 de maio, o 2.º Seminário Vine & Wine Portugal, uma iniciativa inserida na agenda mobilizadora para a inovação empresarial no setor vitivinícola.

Redação

O evento reuniu especialistas, produtores e investigadores com o objetivo de reforçar a competitividade, sustentabilidade e resiliência da fileira da vinha e do vinho.

Durante a manhã, os participantes refletiram sobre os desafios tecnológicos, o investimento produtivo e a internacionalização do setor. Já na parte da tarde, a Adega da UTAD acolheu a apresentação das “Adegas do Futuro” e da “Vine & Wine Platform”, dedicada à modernização tecnológica.

O Reitor da UTAD, Emídio Gomes, destacou o papel da academia na transferência de conhecimento para o tecido produtivo, sublinhando o histórico da universidade na área da vitivinicultura. Já Jorge Dias, líder do consórcio Vine & Wine, valorizou o investimento conjunto, público e privado, alavancado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem permitido impulsionar cerca de 30 Produtos, Processos e Serviços (PPS) sustentáveis.

Eduardo Rosa, Vice-Reitor para a Investigação e responsável pela execução do projeto, reforçou a importância da cooperação entre os parceiros e o papel da UTAD como principal referência nacional na investigação em viticultura e enologia. Atualmente, a instituição conta com 50 investigadores dedicados à área.

Raul Morais, responsável pela execução física do projeto na UTAD, assegurou que a academia já iniciou a transferência de conhecimento acumulado nos últimos 40 anos para as empresas. Durante o seminário, foram apresentadas soluções inovadoras como tecnologias de higienização de adegas, estratégias para adaptação às alterações climáticas, tratamento de efluentes para reutilização da água, fontes de energia híbrida, robôs de monitorização e colheita e drones para aplicação de fertilizantes.

O projeto Vine & Wine Portugal, com um investimento global de 76,8 milhões de euros (dos quais 40,9 milhões são incentivo PRR), envolve 45 entidades e tem como missão impulsionar a transição digital e ecológica, reforçar a capacitação de recursos humanos, promover a internacionalização e valorizar a cadeia de valor da vinha e do vinho em Portugal.

A iniciativa conta ainda com a Commop como copromotor, responsável por dinamizar a articulação entre os diversos agentes do setor e aproximar a ciência do território.