logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

“Primeiras Pagaiadas” do GCA juntaram cerca de 180 atletas no Parque de Lazer de Alpendorada

O Parque de Lazer de Alpendorada, localizado na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, concelho do Marco de Canaveses, recebeu, no passado sábado, 23 de agosto, a prova regional de canoagem “Primeiras Pagaiadas”, organizada pelo Ginásio Clube de Alpendorada (GCA), que contou com a presença de cerca de 180 atletas.

Redação

Segundo César Pinto, presidente do GCA, a adesão “correspondeu às expetativas”, apesar de algumas desistências devido ao período de férias. Ainda assim, o dirigente sublinhou que o evento foi motivo de orgulho para o clube e para a freguesia: “Esta é uma prova de caráter regional, que junta os clubes da região Norte, onde a canoagem em Portugal tem maior expressão. Foi um primeiro teste para perceber o que corre bem, o que temos de melhorar, mas recebemos um feedback muito positivo das associações, árbitros e atletas”, afirmou.

Condições de excelência em Alpendorada

O responsável destacou as condições únicas do Parque de Lazer, muito valorizadas pelos clubes visitantes: “Os espaços permitem acolher atletas, famílias e embarcações, e a pista, pela sua vista desafogada, possibilita acompanhar toda a competição em permanência. As associações ficaram muito satisfeitas e pediram que continuemos a organizar provas aqui.”

A competição decorreu durante a tarde de sábado, entre as 15h00 e as 18h30, com entrega de prémios ao final do dia. Durante a prova, e "mesmo com poucos atletas", César Pinto destacou dois segundos lugares nos respetivos escalões, Tiago Preto e Simão Monteiro. 

GCA quer “fazer, fazer, fazer” para voltar a ganhar notoriedade

O dirigente lembrou que o clube esteve inativo durante algum tempo, mas que este ano o lema tem sido “fazer, fazer, fazer: Já realizámos a Regata de São João, o Caiaque Noturno, agora as Primeiras Pagaiadas e provavelmente ainda teremos a Regata das Vindimas. Queremos mostrar que o GCA está ativo, envolver a comunidade e captar novos atletas.”

Nesse sentido, o clube prevê lançar em setembro uma ação de captação nas escolas locais, procurando atrair jovens para a modalidade. Atualmente, o GCA conta com cerca de oito atletas de formação e um número idêntico de veteranos, que o clube pretende reativar no próximo ano.

No balanço da organização, César Pinto enalteceu o apoio da Câmara Municipal, Polícia Municipal, Bombeiros, Junta de Freguesia e da comunidade local: “A prova correu muito bem, há sempre aspetos a melhorar, mas sentimos um grande envolvimento de todos. O trabalho é para continuar.”