logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

PSP regista descida dos casos de bullying e cyberbullying nas escolas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou, no ano letivo 2024/2025, um total de 130 situações de bullying e 21 de cyberbullying em contexto escolar, números que representam uma diminuição face ao ano anterior.

Redação

Segundo o balanço divulgado esta quarta-feira, a redução foi de quatro casos de bullying e nove de cyberbullying, em comparação com 2023/2024.

A PSP assinala que esta continua a ser “a temática mais trabalhada junto da comunidade escolar”, com a realização de 6.336 ações de sensibilização, envolvendo 131.246 alunos, e 1.481 contactos individuais de prevenção criminal.

No total, as equipas do Programa Escola Segura dinamizaram, no último ano letivo, 31.640 ações de sensibilização, que abrangeram 730.934 participantes, além de 82.834 contactos individuais de prevenção criminal.

No dia em que mais de 1,6 milhões de alunos regressam às aulas, a PSP garante presença nos estabelecimentos de ensino para assegurar “um regresso com toda a tranquilidade”.

Para o próximo ano letivo, estão já previstas 10 operações nacionais dedicadas à prevenção do bullying e cyberbullying, mas também a temas como direitos humanos e igualdade, violência no desporto, delinquência juvenil, posse e uso de armas. As ações incluirão ainda sensibilização sobre utilização segura da internet, número de emergência 112, violência doméstica e no namoro, comportamentos aditivos, maus-tratos e abusos sexuais, bem como segurança rodoviária.