Humberto Brito, até agora presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, foi eleito deputado à Assembleia da República nas eleições legislativas de 2025, integrando a lista do Partido Socialista (PS) pelo círculo eleitoral do Porto, na 10.ª posição.
A eleição confirma a aposta do PS na inclusão de autarcas numa estratégia de reforço da ligação entre o poder autárquico e a representação parlamentar. Recorde-se que Humberto Brito suspendeu o mandato como presidente da Câmara no final de março para se dedicar à campanha eleitoral e cumprir o estatuto de elegível à função parlamentar, conforme noticiado pelo Jornal A VERDADE.
Com uma carreira marcada por vários anos à frente dos destinos de Paços de Ferreira, o agora deputado leva para o Parlamento uma forte ligação ao território e à realidade das populações do Tâmega e Sousa.
No comunicado em que anunciou a suspensão do mandato autárquico, Humberto Brito sublinhou a importância de dar "um novo contributo ao país, com a mesma dedicação com que serviu o concelho de Paços de Ferreira", apontando também a necessidade de levar "a voz da região para a Assembleia da República".