A prova, disputada entre as 09h00 e as 13h00, teve como palco a zona ribeirinha do Tâmega e integrou o calendário regional da modalidade, com segmentos de natação, ciclismo cross e atletismo.
O presidente da Junta de Freguesia de Boelhe, Artur Teixeira, destacou a importância desta iniciativa para a freguesia, sublinhando que, apesar da chuva, o balanço foi positivo: “Está a correr muito bem. O facto de o tempo não ter ajudado e de estar a chover… como se costuma dizer, prova molhada é prova abençoada. Espero que este tipo de provas e de eventos continue a acontecer na nossa freguesia, terão certamente sempre o apoio da Junta de Freguesia e também da Câmara Municipal.”
O autarca acrescentou que o evento pode marcar o início de uma tradição em Boelhe: “As condições estão criadas e este é o primeiro passo para que esta prova, e outras do género, voltem à nossa freguesia. A natureza assim o permite e não há entraves para que eventos fantásticos como este regressem.”
Artur Teixeira aproveitou ainda para deixar palavras de reconhecimento: “Quero agradecer à Federação Portuguesa de Triatlo, ao João Paulo, à Câmara Municipal de Penafiel, aos Bombeiros Voluntários de Penafiel e de Entre-os-Rios, às forças policiais e a todas as pessoas envolvidas neste grande evento.”