Os ‘Concertos que Nunca Existiram’ estão de regresso à freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho do Marco de Canaveses, com um novo formato inédito de três dias de programação, uma estreia do festival que vai ocupar os dias 19, 20 e 21 de setembro.
“Até à altura nunca tínhamos conseguido avançar com o projeto, então as pessoas começaram a dizer que estes concertos nunca iam existir, foi daí que nasceu o nome”, explicou Luís Sobreiro, um dos co-criadores do evento.
Quando um grupo de amigos de Várzea do Douro e Alpendora se sentiu “aborrecido com a falta de programação cultural na região”, começou a formar-se a ideia daquilo que se viria a tornar os ‘Concertos que Nunca Existiram’. “Aqui no baixo concelho não havia oferta de alternativas culturais sem ser as festas populares, então pensámos em fazer concertos numa eira daqui”, acrescentou o responsável.
Desta vontade surgiu em 2016 a Associação Rústico Cultura, “mas nunca conseguimos fazer nada”, admite Luís Sobreiro. Contudo, a história não fica por aí e dois anos depois, em 2018, o grupo conseguiu “juntar energias e fazer acontecer a primeira edição deste evento”. Assim, em 2025 a associação avança com a sétima edição deste certame caracterizado pela sua identidade e imagem “muito própria e diferenciada”.