logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 0 min

Porto vai celebrar 25 de Abril com homenagem a Carlos Paredes e concerto de Capicua

As celebrações do 51.º aniversário da Revolução dos Cravos no Porto terão como destaque uma homenagem a Carlos Paredes e um concerto da rapper portuense Capicua, anunciou a câmara municipal. 

Redação

A Avenida dos Aliados será, mais uma vez, o palco central das comemorações, que decorrem na noite de 24 de abril e ao longo do dia 25. As festividades começam às 22:00 de quinta-feira, 24 de abril, com uma homenagem a Carlos Paredes, assinalando o centenário do nascimento do icónico guitarrista.

O tributo será feito por um trio composto por Agustin Lassalle (guitarra clássica), Ângelo Santos (clarinete baixo) e Eduardo Baltar Soares (guitarra portuguesa), que interpretarão temas como "Variações sobre o Mondego", de Gonçalo Paredes, "Porto Santo" e "Dança dos Camponeses", de Carlos Paredes, e ainda "Portugalicia", de Alcino Frazão.

Às 22h15, sobe ao palco Capicua, que apresentará o seu novo álbum, "Um gelado antes do fim do mundo". A noite prossegue com uma atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto, às 23h40, antes do tradicional fogo de artifício à meia-noite.

No feriado de 25 de abril, as comemorações arrancam às 10h00 na Praça do General Humberto Delgado, com jogos tradicionais para todas as idades. Às 14h30, realiza-se a homenagem aos resistentes antifascistas, no Largo de Soares dos Reis, seguindo-se o Desfile da Liberdade, que percorrerá várias ruas da cidade até à Avenida dos Aliados.

A partir das 15h00, o projeto Cantar Abril, formado por utentes da Associação dos Albergues Noturnos do Porto e técnicos de intervenção social, apresenta um espetáculo inspirado nas músicas da revolução, sob o lema "Se Abril se cumprisse, o nosso teto não era a rua".

Às 16h00, a Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril faz uma intervenção oficial e, às 16:15, as celebrações encerram com um concerto dos Retimbrar. O grupo, que lançou o seu segundo álbum, "Levantar do Chão", em 2024, promete um baile de música tradicional portuguesa, com interpretações de temas de José Afonso e Carlos Paredes.

As celebrações são organizadas pelo Município do Porto, em parceria com a Ágora e a Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril.