logo-a-verdade.svg
Cinfães
Leitura: 4 min

Presidente do Município de Cinfães preocupado com utentes devido ao fecho da Unidade de Saúde (US) de Moimenta

Depois de ser “surpreendido” com o encerramento da Unidade de Saúde (US) de Moimenta, em Cinfães, a partir do dia 31 de março, o presidente do Município Cinfães solicitou um pedido de esclarecimentos à administração da (ULS) do Tâmega e Sousa, nomeada no final do mês de fevereiro e presidida por José Luís Gaspar.

Redação

Num comunicado de imprensa enviado à Agência Lusa, Armando Mourisco referiu que, atualmente, há "muitos utentes com falta de médico de família" e aponta a US de Souselo, com cerca de cinco mil utentes, com "apenas um médico". Na US de Oliveira do Douro, "até então sem médico de família e, agora, apenas com médico às segundas-feiras, todo o dia, e às quartas-feiras, de manhã", mas, destaca, só a atender apenas doentes crónicos (diabetes e hipertensos) e com agendamento desde agosto" de 2024.

Refere, na mesma nota, que a “criação das duas USF [Unidades de Saúde Familiar] anunciadas, a USF Serpa Pinto, em Cinfães, e a USF Douro Verde, em Souselo, encontram-se ‘congeladas’, à espera de vistorias. O atraso provoca a desilusão dos médicos de família e a vontade de sair deste concelho (apesar dos apoios que o município dá de 600 euros mês, acrescidos de outros benefícios)", indica.

Na missiva, Armando Mourisco escreve que no município foram "confrontados, sem auscultação, sem um simples telefonema ou um email, com um comunicado - frio e seco - que informa do encerramento" da US de Moimenta.

O autarca assume uma "preocupação acrescida" com o acordo de contratualização na área da fisioterapia com a Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, e acordado com o "último presidente do conselho de administração, Henrique Capelas", da ULS do Tâmega e Sousa.

Armando Mourisco realçou, ainda, a "preocupação com os utentes, que tão prejudicados têm sido, na prestação dos cuidados de saúde, ainda por cima uma população envelhecida e, por consequência, mais carenciada desses cuidados".

Encerramento anunciado através de aviso na porta

Recorde-se que os utentes e autarquia tiveram conhecimento do encerramento da unidade de saúde através de um aviso afixado na porta da US de Moimenta. "Avisam-se todos os utentes que, a partir do dia 31 de março, esta Unidade de Saúde estará encerrada. Todos os utentes do doutor Carlos Reis passarão a ser acompanhados na US de Souselo. Os agendamentos das consultas mantêm-se, sendo efetuadas em Souselo. Gratos pela compreensão", pode ler-se.

ULSTS garante cuidados de saúde à população de Moimenta

Face às notíticas que dão conta do encerramento do polo de Moimenta do Douro da Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Cinfães, a Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa (ULSTS) emitiu um esclarecimento aos utentes que “continuarão a ter garantidos os cuidados de saúde prestados até aqui”.

De acordo com a ULSTS, os utentes passam a ser atendidos em Souselo, sem alterações dos agendamentos e do médico de família. “Não há qualquer alteração nos agendamentos feitos até ao encerramento do polo, pelo que os utentes serão atendidos no polo de Souselo. Não há, também, qualquer alteração do médico de família que acompanha estes utentes”, garante em comunicado.

Na mesma nota, a ULSTS afirma que tem trabalhado com os profissionais de saúde e com todos os agentes políticos e sociais do concelho de Cinfães, “para que seja possível prestar melhores cuidados de saúde a estas populações”.

As medidas estão em fase final de preparação e serão implementadas brevemente.