O GDR Soalhães apresentou no domingo, 7 de setembro, o plantel sénior para a época 2025/2026. A equipa do Marco de Canaveses, que vai disputar a Série 2 da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), surge quase de cara lavada: dos 25 jogadores inscritos, apenas seis transitam da última temporada, juntando-se 19 reforços.
A liderança técnica também é nova. Hélder Postiga estreia-se como treinador principal de uma equipa sénior e acredita que o grupo tem mostrado evolução.
“Sinto que a equipa está a ficar preparada para o início do campeonato, que vai ser competitivo, curto e com pouca margem de erro. Foi um mês de preparação em que a malta desfrutou, assimilou ideias e está claramente a crescer”, afirmou, sublinhando que mais relevante são os “bons indicadores a nível coletivo” que a equipa já começa a dar.
Com um passado recente marcado por classificações nos últimos lugares, o GDR Soalhães definiu metas diferentes.
“O clube, quando me apresentou o projeto, deixou claro que queria fazer algo distinto este ano. Construímos um plantel equilibrado e competitivo e temos a ambição de andar nos primeiros lugares. Mas temos de manter a humildade, porque este é um campeonato muito exigente”, acrescentou o treinador.
Ainda assim, Postiga recusa falar já em subida de divisão. “É muito cedo para dizer isso. Toda a gente ambiciona os lugares da frente, mas o importante é ganhar jogo a jogo e perceber que o próximo é sempre o mais importante”, destacou.
O técnico, de 30 anos, considera que o trabalho da direção na construção do plantel foi determinante. “No início do recrutamento tivemos algumas dificuldades, porque o Soalhães vinha de campeonatos pouco competitivos. Mas conseguimos atrair jogadores com experiência, alguns vindos de divisões superiores, e hoje sinto-me orgulhoso do grupo que temos”, confessou.
Para Postiga, mais do que a qualidade técnica, há um fator que merece destaque: “O que me deixa mais satisfeito é a personalidade deles. Olho para esta malta e vejo vontade de fazer algo diferente”.