A Associação Desportiva de Ancede, equipa do concelho de Baião, não irá disputar a Divisão de Honra na próxima época, apesar de ter terminado a temporada como campeã da série 5 da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Porto (AF Porto). A subida foi travada devido à ausência da certificação obrigatória prevista nos regulamentos.
Em comunicado, emitido esta sexta-feira, 3 de julho, a direção do clube baionense reconheceu que não foram cumpridas todas as burocracias necessárias e assumiu responsabilidades pela falha.
A estrutura admite que deveria ter garantido, logo no início da época, o cumprimento de todos os pontos exigidos pela associação organizadora.
“Foi uma falha nossa. Deveríamos ter verificado e assegurado todos os pontos regulamentares no início da época. O nosso crescimento foi rápido e, talvez por isso, não estivemos à altura dessa exigência. Falhámos convosco – com todos os que acreditaram, com todos os que lutaram e conquistaram este título de forma digna. A vocês, o nosso mais sincero pedido de desculpa”, pode ler-se.
Apesar do desfecho, o clube destaca o mérito desportivo, que culminou com o título de campeão de série. “Fomos campeões da nossa série, com todo o mérito e justiça. Esse título é nosso, e ninguém nos pode tirar o que conquistamos dentro de campo”, refere a nota oficial.
A falha administrativa impediu a concretização da subida de divisão, mas a direção afirma que não vai desistir do objetivo.
“Se falhamos em burocracias, nunca falhamos no amor que temos a este clube. Continuamos de pé, com a mesma paixão, com a mesma dedicação, e com a mesma garra que sempre nos moveu. Não desistimos e não vamos desistir”, sublinhou.
No mesmo comunicado, o clube agradece o apoio recebido por parte de jogadores, equipa técnica, sócios, patrocinadores e adeptos, e deixa a promessa de continuar a trabalhar para alcançar novos objetivos.
“É graças a vocês que seguimos em frente, com a cabeça erguida e o coração cheio de ambição. E é convosco que vamos dar a volta por cima”, concluiu.
A AD Ancede vai assim voltar a militar na 1ª Divisão da AF Porto, competição que em 2025/2026 contará com a particiapção de mais 3 clubes do concelho de Baião: AD Baião B, ADCR Gestaçô e FC Frende.