logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 2 min

ULSTS, ICAD e municípios unem-se para reforçar apoio a dependências no Tâmega e Sousa

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) foi palco, no dia 21 de abril, de um encontro interinstitucional focado na área dos comportamentos aditivos e dependências.

Redação

A reunião juntou o Centro de Respostas Integradas (CRI) Porto Central do ICAD, o Conselho de Administração da ULSTS e representantes dos Municípios de Amarante e Marco de Canaveses.

O objetivo central desta cimeira de saúde passou por delinear e alinhar estratégias conjuntas para o reforço das Consultas Descentralizadas de Amarante e Marco de Canaveses.

Estas consultas consistem em respostas de saúde de proximidade, criadas em 2021, que asseguram o acompanhamento direto e especializado às populações residentes nos concelhos de Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Cinfães.

Identificar necessidades e melhorar respostas

A consolidação de um serviço de saúde de proximidade exige uma avaliação contínua. Nesse sentido, a reunião de trabalho permitiu às várias entidades envolvidas colocar em perspetiva o caminho percorrido até aqui, identificando:

  • As atuais necessidades da população do território;

  • Os constrangimentos operacionais enfrentados no terreno;

  • As oportunidades de melhoria a aplicar a curto e médio prazo.

Com esta iniciativa, o grupo multidisciplinar reforçou o compromisso conjunto de fortalecer estas respostas descentralizadas, promovendo a saúde e o bem-estar das populações da região no combate às dependências.

Representantes institucionais presentes

O encontro contou com uma forte representação política e clínica, juntando à mesma mesa os vários responsáveis pela operacionalização destas estratégias no terreno:

Pela ULSTS:

  • Sónia Moreira, Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários;

  • Alexandra Borges e Paulo Pereira, Vogais do Conselho de Administração;

  • Filipe Gomes Pereira, Diretor do Serviço de Medicina do Trabalho.

Pelos municípios:

  • Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses;

  • Eugénia Teixeira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante.

Pelo CRI Porto Central (ICAD):

  • Joana Coutinho, Coordenadora do CRI Porto Central;

  • Adelaide Gomes e Paula Portela, equipa técnica.