logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

FC Vila Boa do Bispo despede-se da Divisão de Honra AF Porto com derrota caseira

Equipa do concelho do Marco de Canaveses perdeu, por 2-1, frente à AD Lustosa e fecha época, marcada por instabilidade técnica, com despromoção à 1ª Divisão AF Porto.

O FC Vila Boa do Bispo encerrou a temporada 2024/25 com uma derrota, por 2-1, diante da AD Lustosa, na partida referente à 30.ª e última jornada da Série 3 da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), disputada no passado domingo, 27 de abril.

Já despromovido à 1.ª Divisão Distrital, o FC Vila Boa do Bispo confirmou no derradeiro jogo do campeonato a difícil época que atravessou. A descida foi consumada uma semana antes, a 19 de abril, após a derrota, por 1-0, no reduto do São Vicente de Irivo.

O percurso da equipa marcoense foi atribulado desde o início da temporada, com Miguel Azevedo no comando técnico nos primeiros jogos. Em novembro, acabou por abandonar o cargo, sendo substituído por André Lopes, que também não resistiu ao maus resultados.

Luís Cerqueira assumiu a liderança nas últimas cinco jornadas, mas não conseguiu inverter o rumo da equipa e evitar a despromoção.

"Tinha 15 pontos para disputar e conseguimos apenas seis. Se tivéssemos mantido essa média ao longo da época, teríamos somado 36 pontos, suficientes para garantir a permanência. No entanto, quando chegámos, havia condições para mudar o cenário e não fomos competentes. Saímos da linha d'água, mas falhámos nos jogos decisivos", confessou Luís Cerqueira.

O técnico destacou ainda o impacto de derrotas frente a adversários diretos, que comprometeram definitivamente a permanência.

"Tivemos os dois últimos jogos com adversários diretos e, se tivéssemos vencido, estaríamos na Divisão de Honra. A realidade é esta: não fomos eficazes e acabámos por descer”, sublinhou.

Apesar da despromoção, o treinador garantiu a continuidade no projeto do FC Vila Boa do Bispo, embora o papel ainda esteja por definir.

"Quando fui convidado para orientar a equipa nestes cinco jogos, o Presidente disse-me para já ir pensando na próxima época. Preferi focar-me primeiro em terminar este ciclo. Gosto de treinar e sinto-me capacitado para isso, mas se entender que posso ser mais útil noutra função, estou disponível para ajudar o clube a crescer", esclareceu.