logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Sábado com céu pouco nublado e vento forte em vários pontos do país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este sábado, dia 14 de junho, um dia com céu em geral pouco nublado, acompanhado de vento por vezes forte em algumas regiões, bem como uma ligeira descida de temperatura.

Redação

Segundo a previsão, o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo em praticamente todo o território, embora com um aumento temporário de nebulosidade devido a nuvens altas, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Durante a manhã, existe ainda a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais destas mesmas regiões.

O vento soprará em geral fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, tornando-se moderado a forte (até 40 km/h) a partir da tarde na faixa costeira ocidental e nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 60 km/h, especialmente a sul do Cabo Carvoeiro. Na costa sul do sotavento algarvio, o vento será de sudoeste durante a tarde.

No que diz respeito à temperatura, prevê-se uma pequena descida das mínimas e, de forma ligeira, também das máximas, sobretudo no litoral Norte e Centro.

Condições específicas para Lisboa e Porto

Na Grande Lisboa, o céu apresentar-se-á pouco nublado, com períodos de aumento temporário de nebulosidade devido a nuvens altas. O vento será moderado (20 a 30 km/h) de norte/noroeste, intensificando-se a partir da tarde, altura em que poderá soprar moderado a forte (até 40 km/h), com rajadas até 60 km/h, sobretudo junto à faixa costeira. Prevê-se ainda uma ligeira descida da temperatura máxima.

Já na Grande Porto, o céu terá igualmente períodos de aumento de nebulosidade por nuvens altas. O vento soprará em geral fraco, tornando-se moderado (15 a 30 km/h) de norte/noroeste durante a tarde.

Estado do mar

Na costa ocidental, as ondas serão de noroeste, com altura entre 2 e 2,5 metros, registando-se temperaturas da água do mar entre 17 e 18ºC. Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com 1 metro, e a temperatura da água do mar situar-se-á entre os 18 e os 20ºC.

Conheça as previsões completas:

 

Amarante: 12ºC - 23ºC  

Baião: 11ºC - 20ºC 

Castelo de Paiva:  11ºC - 23ºC

Celorico de Basto:  12ºC - 23ºC

Cinfães:  11ºC - 22ºC

Felgueiras: 11ºC - 22ºC

Lousada: 11ºC - 22ºC

Marco de Canaveses: 12ºC - 23ºC 

Paços de Ferreira: 10ºC - 22ºC

Paredes: 12ºC - 23ºC

Penafiel: 11ºC - 22ºC

Resende:  12ºC - 22ºC

Consulte aqui as previsões completas.