Eduardo Abade destaca excelência dos vinhos do Marco de Canaveses no XVII Concurso de Vinhos
O XVII Concurso de Vinhos do Marco de Canaveses, realizado na Casa de Vilacetinho, voltou a reunir o melhor da produção vínica da região. Eduardo Abade, presidente do júri convidado pela câmara , sublinhou a qualidade dos vinhos apresentados, num total de 42 amostras, com destaque para os vinhos brancos, que dominaram o certame.
“Dos 42 vinhos em prova, 32 eram brancos, o que não é de estranhar. Os vinhos verdes brancos têm vindo a destacar-se, não só na nossa região, mas internacionalmente, com características de qualidade excepcionais”, referiu Eduardo Abade.
O júri destacou ainda a elevada média qualitativa dos vinhos em concurso, considerando que "há ali dois ou três vinhos quase de topo". Para Abade, “há três ou quatro vinhos deste concurso que levo comigo na memória, pela sua complexidade e equilíbrio”.
Questionado sobre o que torna um vinho memorável, o presidente do júri foi claro: “É o equilíbrio entre aroma, sabor, frescura e acidez. Um bom vinho permanece na boca, deixa uma marca prolongada e intensa, sinal da sua excelência.”