imagem1Towfiqu Barbhuiya/Unsplash
Publicidade

Quando não temos dinheiro suficiente ou não queremos tocar nas nossas poupanças para levar a cabo um projeto ou uma compra que exija um montante elevado, a primeira e mais lógica solução que nos passa pela cabeça é, sem dúvida, pedir um empréstimo pessoal.

Para além da flexibilidade em termos de montantes e prazos, o crédito pessoal acaba por ser a forma mais rápida de conseguirmos o financiamento de que necessitamos, mas sabe como pode agilizar ainda mais a sua contratação?

A resposta encontra-se abaixo.

1.     Ter a “ficha” limpa no Banco de Portugal

Todas as nossas interações em matéria de créditos (crédito pessoal, cartão de crédito, crédito consolidado, etc.) são registadas na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), uma base de dados gerida pelo Banco de Portugal, que acomoda todos os consumidores que tenham um crédito que ultrapasse os 50 euros.

A partir do momento em que deixamos de pagar o crédito ou falhamos uma mensalidade, o nosso nome fica sob alerta no Banco de Portugal e, caso este incumprimento não seja rapidamente corrigido, o mesmo ficará registado no nosso Mapa de Responsabilidades de Crédito.

Isto acaba por ser importante e até mesmo decisivo num pedido de empréstimo pessoal, já que a instituição bancária junto da qual fizermos o pedido irá analisar o nosso histórico e, com base nisso, decidir se nos atribui ou não o empréstimo.

Por imposição legal do Banco de Portugal, o cliente não pode ter qualquer registo de incumprimento.

2.     Pedir online

Uma das formas mais rápidas e simples de agilizar o seu pedido de empréstimo pessoal é utilizar a Internet.

Com a digitalização dos processos de contratação, a maior parte das instituições bancárias autorizadas a concederem créditos pessoais em Portugal (é sempre importante escolher uma instituição financeira ou banco acreditado pelo Banco de Portugal para evitar cair em fraudes) passaram a permitir que todo o processo de contratação de um crédito pessoal se efetue através de um dispositivo com acesso à Internet mediante a consulta das suas páginas online.

Entre as propostas de crédito pessoal que surgem nos resultados de uma pesquisa por “empréstimo pessoal” ou “crédito pessoal online”, encontramos o crédito pessoal do UNIBANCO.

Após o clique no resultado do UNIBANCO, damos imediatamente de caras com um simulador que nos permite calcular a mensalidade para um financiamento (com possibilidade de seguro) de valores entre os €5.000 e os €75.000, bem como optar por prazos de pagamento que oscilam entre 24 e 84 meses.

Feita a simulação, se o resultado for ao encontro das nossas expectativas, podemos dar imediatamente início ao processo de contratação do empréstimo pessoal, devendo clicar, para tal, no botão “Pedir Crédito”.

Nesse momento, seremos reencaminhados para o preenchimento de um formulário online ao qual devemos anexar os documentos que nos serão solicitados (também por via online) e submeter o pedido.

A análise do seu pedido será célere e, uma vez aprovado, receberá o dinheiro pedido na sua conta bancária em apenas alguns dias.

3.     Ter saldo positivo na sua conta bancária

Uma das formas de agilizar o seu pedido de crédito é ter a sua conta bancária em saldo positivo ao longo de muito tempo. Para além da análise de incumprimentos, os bancos analisarão também o histórico da sua conta bancária e, caso encontrem a sua conta várias vezes em território negativo, poderão considerá-lo um cliente de risco e dificultar o acesso ao crédito.

Lembre-se de que ter saldo positivo na sua conta bancária é um excelente indicador de que irá cumprir os termos do contrato de crédito.

Nota: além do saldo positivo, também é importante que tenha uma situação profissional estável.

4.     Indicar mais do que um titular na proposta de crédito pessoal

De modo a aumentar as probabilidades de ver o seu empréstimo pessoal aprovado, aconselhamos a que indique mais do que um titular na proposta de crédito, já que, com um fiador, a margem de risco de incumprimento reduz-se significativamente.