Realiza-se este domingo, dia 19 de junho, a 4.ª Taça ACPorto XCO, na freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, no concelho de Marco de Canaveses. Este evento consiste numa prova de XCO, modalidade olímpica de ciclismo, em que são utilizadas bicicletas de BTT em pista. 

De acordo com José Pinto Costa, tesoureiro da Associação Desportiva Porto Carreiro, que organiza este evento, há “cerca de 300 inscritos confirmados”, sem uma grande participação do setor feminino “porque vai haver a Taça de Portugal também, este fim de semana, e principalmente os femininos não vão estar muitos”.

Esta prova oficial da Associação de Ciclismo do Porto realiza-se numa pista “única em Marco de Canaveses”, com mais de três quilómetros e “com um grau de dificuldade acima da média”, nomeadamente, no complexo desportivo da associação, junto à Igreja de Santo André.

Neste mesmo dia decorre também o 4.º Encontro Escolas ACPorto XCO, que reúne desde a classe Benjamins, que irão demonstrar e aprender algumas habilidades e praticar num “mini circuito, que já está lá delimitado”, até à classe Juvenis, que terão a oportunidade de fazer parte do percurso.

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.