logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 3 min

Incêndios: Fogo em São Cibrão, Vila Real, mobiliza 166 operacionais e oito meios aéreos

Fogo com duas frentes ativas arde em mato e pinhal na freguesia de Andrães, sem populações em risco

Redação

O incêndio florestal que deflagrou este sábado à tarde na localidade de São Cibrão, freguesia de Andrães, no concelho de Vila Real, está a ser combatido por 166 operacionais, apoiados por 44 viaturas e oito meios aéreos, confirmou o comandante sub-regional do Douro, Miguel Fonseca.

Segundo o responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo apresenta duas frentes ativas: uma delas está já a ceder ao trabalho dos meios de combate, enquanto a outra arde com “média intensidade”. Apesar da dimensão do incêndio, não há habitações ou populações em risco.

Local inicialmente mal identificado

O alerta para este incêndio foi dado às 14h23, tendo inicialmente sido reportado como localizado em Anta, no concelho de Sabrosa. No entanto, após verificação no terreno, as autoridades corrigiram a localização para São Cibrão, no concelho vizinho de Vila Real.

De acordo com Miguel Fonseca, o incêndio lavra essencialmente em área de mato e pinhal, e os acessos à zona do sinistro têm permitido uma atuação eficaz dos meios terrestres e aéreos. “As condições de acessibilidade são razoáveis, o que tem contribuído para que os trabalhos evoluam favoravelmente”, afirmou à agência Lusa.

Meios continuam a ser reforçados

Apesar da forte mobilização de meios, o comandante sub-regional confirmou que os reforços terrestres continuam a chegar à zona de São Cibrão, com o objetivo de conter completamente as chamas ainda durante o período diurno, enquanto os meios aéreos se mantêm operacionais.

Situação de alerta em todo o país a partir de domingo

Este incêndio surge numa altura em que o Governo declarou situação de alerta para todo o território continental, devido ao agravamento do risco de incêndio nos próximos dias. A medida entra em vigor à meia-noite deste domingo, 3 de agosto, e prolonga-se até às 23h59 de quinta-feira, 7 de agosto.

“Face ao agravamento das previsões meteorológicas que apontam um risco significativo de incêndio rural, o Governo decidiu declarar situação de alerta em todo o território continental”, anunciou a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, numa declaração ao país.

A declaração de alerta permitirá o reforço de meios de prevenção e vigilância, a mobilização mais célere de equipas de combate, bem como a aplicação de restrições à utilização de fogo, acesso a zonas florestais e uso de máquinas agrícolas em áreas sensíveis.