logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

PSP recolheu 25 armas de fogo e 266 munições em julho

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu, durante o mês de julho, 25 armas de fogo e 266 munições, entregues de forma voluntária pelos seus proprietários.

Redação

As entregas decorreram no âmbito da operação nacional “Armas em Segurança, Tour de Verão 2025”, que teve início a 1 de julho e se prolonga até 31 de agosto.

Segundo comunicado da PSP, as armas foram recolhidas durante 29 ações de policiamento de proximidade, atendimento e licenciamento, realizadas em todo o país. Durante essas ações, a polícia estabeleceu quase 200 contactos com cidadãos, no sentido de esclarecer dúvidas e prestar informação sobre processos de licenciamento relacionados com o uso, posse, guarda, transporte e utilização de armas de fogo, com especial foco nas associadas à prática venatória (caça).

A operação vai continuar a decorrer até ao final de agosto, com presença anunciada em diversos concelhos, incluindo: Pombal, Mogadouro, Sátão, Penafiel, Penacova, Resende, Cinfães, Vimioso, Rio Maior, Arcos de Valdevez, Porto, Bragança, Vilar Formoso, Trofa, Mealhada, Alcobaça, Tondela, Castelo de Paiva, Loures, Mafra, Torres Vedras e Póvoa do Lanhoso.

A PSP recorda ainda que as armas cuja licença se encontre caducada devem ser entregues a esta força de segurança ou guardadas num armeiro de tipo 2, devidamente licenciado para guarda e desactivação de armas.