A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala este sábado, 3 de maio, 114 anos de existência, reafirmando o seu compromisso com a segurança, a ordem pública e a defesa dos direitos dos cidadãos em todo o território nacional.
Com uma trajetória marcada pelo profundo sentido do dever, humanismo e proximidade junto das populações, a GNR tem acompanhado a evolução da sociedade portuguesa, sem nunca perder os valores fundadores da instituição.
Fundada em 1911, a GNR é uma força de segurança de natureza militar que atua sobretudo em áreas rurais e suburbanas, desempenhando funções essenciais em domínios como a fiscalização rodoviária, proteção ambiental, investigação criminal, apoio em catástrofes e proximidade comunitária.
Neste 3 de maio, Dia da Guarda, a força militar aproveita a efeméride não apenas para celebrar a sua longevidade, mas também para agradecer a todos os cidadãos que diariamente partilham as ruas com os seus militares, assim como aos que escolheram a carreira das armas e vestem — ou vestiram — com orgulho a farda da Guarda.
Através das suas plataformas oficiais, a GNR reforça ainda o compromisso com uma atuação "cada vez mais próxima, humana e eficaz", afirmando que serve "por si, pela sua segurança, por todos".