O Aliados FC Lordelo confirmou a continuidade de Tonanha no comando da equipa sénior para a temporada 2025/2026. O técnico, de 51 anos, vai iniciar a terceira época consecutiva à frente dos destinos da formação do concelho de Paredes.
Tonanha chegou ao Aliados FC Lordelo em dezembro de 2023 e, na última época, conduziu o clube à subida à Liga Pro da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), devolvendo-o ao principal escalão distrital.
“Era o desejo de ambas as partes, tanto o meu como da direção, de dar continuidade ao projeto. Por isso, acabou por se concretizar aquilo que era expectável”, afirmou o treinador, natural de Lousada.
Apesar da promoção, Tonanha sublinha os desafios que se avizinham: “O Aliados regressa a uma divisão onde, no mínimo, deve estar. Agora que regressamos, num novo formato, temos de dignificar o nome do clube e fazer um bom campeonato”.
O técnico não esconde a ambição de lutar pelos primeiros lugares, mas alerta para a necessidade de estabilidade: “Acima de tudo, é importante consolidar o clube nesta divisão. Não podemos repetir o que aconteceu há um ano e meio. Vamos lutar todos os jogos pela vitória”.
Sobre o plantel para 2025/2026, Tonanha garante que a estrutura base foi preservada, apesar de algumas saídas relevantes.
“Conseguimos manter a espinha dorsal. É verdade que perdemos um ou outro jogador importante, fruto da excelente campanha que fizemos. Mas tentámos colmatar essas saídas com reforços adequados. O plantel está praticamente fechado, falta apenas acertar uma posição”, adiantou.
“Dentro daquilo que pretendia e dentro daquilo que a direção podia contratar, penso que estão reunidas as condições para, pelo menos, fazer um campeonato tranquilo”, acrescentou.
Quanto à nova edição da Liga Pro da AF Porto, o treinador antecipa uma prova exigente: “Vai ser um campeonato muito competitivo, com clubes com tradição no futebol português. Vai ser um campeonato muito aliciante”.