logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Sub-17 do Marco 09 iniciam no próximo domingo corrida pelo “sonho” nacional

Equipa juvenil estreia-se no domingo, 27 de abril, na Fase de Subida à 2.ª Divisão nacional e com FC Penafiel como primeiro adversário.

Os sub-17 do Marco 09 estreiam-se, no domingo, 27 de abril, na Fase de Apuramento de Campeão da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP). A equipa encarnada parte com “o sonho” de conquistar um lugar na próxima edição do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

Foi com a ambição contida e os pés bem assentes no chão que o Marco 09 iniciou a época. A formação orientada por João Ferreira vinha da 2.ª distrital e pretendia, antes de mais, a manutenção. No entanto, o percurso dos jovens encarnados rapidamente superou as expectativas.

"Desde o início que o nosso foco foi assegurar a permanência. Conseguimos isso com dez jornadas por disputar, o que nos permitiu redefinir os objetivos", conta o treinador.

O Marco 09 encerrou a fase regular na segunda posição da Série 2, com 58 pontos somados em 28 partidas, apenas atrás do FC Penafiel, fruto de 17 triunfos, sete empates e quatro desaires, e garantiu uma vaga no 'play-off' de acesso à 2.ª Divisão nacional.

O técnico, de apenas 29 anos, salienta o carácter da equipa ao longo do campeonato: "Foi um campeonato muito equilibrado. Havia equipas como o Amarante que, com 41 pontos, estão em risco de descer. Isso diz muito da dificuldade da prova e da consistência que conseguimos manter”.

Seis jogos para “homens de barba rija”

A qualificação para a fase de apuramento coloca agora o conjunto marcoense frente a três adversários de peso: FC Penafiel, FC Maia Lidador e Nogueirense FC. 

"Sabemos que vamos enfrentar clubes com ambições nacionais desde o início da época. São equipas fortes, algumas com experiência no Campeonato Nacional. Sabemos que não vai ser fácil, são seis jogos para homens de barba rija, como costumo dizer, mas queremos ser competitivos em todos os jogos", sublinhou João Ferreira.

O sorteio ditou um calendário peculiar: o Marco 09 arranca fora, segue-se uma série de três partidas em casa e encerra a fase com dois jogos como visitante. "Era importante somar pontos já em Penafiel. O nosso campo tem características específicas que podem jogar a nosso favor nos jogos seguintes", explicou.

João Ferreira confessa “o sonho” de conduzir os sub-17 do Marco 09 a uma inédita presença em provas nacionais.

"Chegar a esta fase já é uma conquista para nós. A palavra ‘sonho’ é mesmo a que tenho passado aos jogadores. Subir ao Nacional seria a cereja no topo do bolo”, confidenciou.

Começar a pontuar “é fundamental”

A estreia nesta nova fase acontece já este domingo, 27 de abril, no terreno do FC Penafiel. 

"Ganhámos lá na primeira volta, perdemos em casa. É uma equipa muito madura, com jogadores de qualidade individual e um treinador experiente", disse, reconhecendo que “num campeonato tão curto, começar a pontuar é fundamental”.

Além da ambição dentro das quatro linhas, João Ferreira destaca o apoio essencial da massa associativa. "Os pais dos nossos jogadores têm sido incansáveis. E deixo um apelo a todos os adeptos: que aproveitem a manhã de domingo para nos apoiar em Penafiel.  O apoio extra nota-se dentro do campo", concluiu.