A Liga Portuguesa de Futebol Profissional oficializou esta segunda-feira, 30 de junho, a exclusão do Boavista das competições profissionais, na sequência do incumprimento de três critérios financeiros obrigatórios. O clube portuense está ausente da lista de 32 sociedades desportivas admitidas para a época 2025/26, divulgada pelo organismo que rege as competições profissionais em Portugal.
Segundo comunicado da Liga Portugal, a decisão foi tomada após reunião da Comissão de Auditoria, composta por representantes da própria Liga, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), do Sindicato de Jogadores (SJ) e da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF). O Boavista Futebol Clube, Futebol SAD, não apresentou documentação relativa a três critérios fundamentais: a inexistência de dívidas a outras sociedades desportivas, a regularização de pagamentos a jogadores, treinadores e funcionários, e a prova de situação contributiva regularizada junto da Autoridade Tributária e da Segurança Social.
Perante este cenário, a Liga informa que irá abrir “o prazo de candidatura à participação da União Desportiva Oliveirense - Futebol, SAD”, que poderá assim vir a ocupar a vaga deixada em aberto no segundo escalão, desde que cumpra todos os requisitos regulamentares.