logo-a-verdade.svg
Valongo
Leitura: 2 min

Valongo inaugura Centro de Recursos para a Inclusão Social em Ermesinde

O concelho de Valongo vai inaugurar, no dia 25 de setembro, às 11h00, o novo Centro de Recursos para a Inclusão Social (CRIS), um projeto-piloto de inovação social instalado no Mercado Municipal de Ermesinde, que pretende apoiar Pessoas em Situação de Sem-Abrigo e cidadãos em risco de exclusão social.

Redação

No CRIS, estas pessoas terão acesso a serviços essenciais como banhos quentes, tratamento de roupa, cabeleireiro, espaço para guardar pertences e até armazenamento seguro para animais de companhia. Haverá também cacifos individuais, caixas de correio e estações de carregamento para telemóveis.

“Este equipamento representa um passo decisivo para garantir dignidade às pessoas que atravessam momentos mais difíceis e será fundamental para a inclusão e para a criação de oportunidades para quem mais precisa”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

O projeto resulta de uma candidatura aos Pequenos Programas de Inovação Social da Área Metropolitana do Porto (PRR) e pretende, acima de tudo, restituir rotinas de autocuidado e higiene, elevar a qualidade de vida e reforçar o sentimento de pertença à comunidade.

Entre as inovações está o modelo de gestão: o espaço contará com gestores-mediadores com experiência direta em situações de vulnerabilidade social, garantindo uma relação de proximidade e confiança com os utilizadores, em articulação com a equipa técnica.

O CRIS é fruto da colaboração entre a Câmara Municipal de Valongo e várias entidades parceiras, como a Junta de Freguesia de Ermesinde, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Gondomar/Valongo, o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e a Escola Profissional de Valongo.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.