Campanha de sensibilização porta-a-porta
O novo modelo de recolha será acompanhado de uma campanha de sensibilização ambiental, que já se encontra em curso. Joaquim Moura, chefe de divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da câmara, adiantou que as equipas da autarquia vão realizar visitas porta-a-porta para explicar à população como separar corretamente os resíduos e quais as vantagens de aderir aos novos serviços.
“O cidadão é parte fundamental deste processo”, destacou, acrescentando que o novo cartão de utilizador, também apresentado durante o evento, permitirá aos munícipes aceder aos serviços de deposição de biorresíduos, podendo, a médio prazo, beneficiar de reduções na fatura de resíduos. “É quase como entregar uma chave de um cofre ao cidadão: com esse cartão, se colocar os resíduos no local certo, terá vantagens no futuro.”
Recolha gratuita de amianto também incluída
Uma das inovações anunciadas foi a recolha gratuita de resíduos de construção e demolição que contenham amianto, como telhas de fibrocimento — um serviço novo no concelho e com normas específicas de segurança. O engenheiro Cândido, diretor técnico da empresa concessionária, afirmou que esta nova fileira estará ao dispor de todos os cidadãos, contribuindo para um concelho "mais seguro e ambientalmente responsável".
Apesar de o serviço já estar implementado e visível nas ruas, como frisou a presidente da câmara, a apresentação teve como objetivo “dar a conhecer os responsáveis e as valências do novo contrato” aos autarcas de freguesia, garantindo um canal direto de comunicação com a empresa e a partilha da informação junto das populaçõs de cada freguesia.
Um apelo à participação de todos
Em jeito de apelo, Cristina Vieira reforçou: “A colaboração dos marcoenses é essencial. Temos meios, temos serviços gratuitos, temos uma estratégia bem definida. Agora precisamos que cada um faça a sua parte.”