Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estarão sob aviso entre as 21h00 de sábado e as 06h00 de domingo, enquanto em Viseu, Santarém e Leiria o aviso vigora entre as 00h00 e as 09h00 de sábado.
Segundo o IPMA, o estado do tempo ficará condicionado pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria de atividade moderada, que trará períodos de chuva a partir do final da tarde de sábado no litoral Norte e Centro, estendendo-se a todo o território no domingo.
Prevê-se precipitação forte durante a noite de sábado para domingo e na manhã de domingo, sobretudo no litoral Norte e Centro. A temperatura máxima deverá sofrer uma descida acentuada, entre 6 a 10 graus Celsius no interior e entre 3 a 6 graus no litoral, fixando-se entre 22 e 28 graus. As mínimas terão variações pouco significativas, mas, no conjunto, as temperaturas ficarão abaixo dos valores médios para a época.
Perante esta previsão, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta à população, sublinhando a necessidade de medidas preventivas, em especial nas zonas ardidas mais vulneráveis. Entre os riscos identificados estão inundações urbanas, cheias, deslizamentos de terras, derrocadas, arrastamento de objetos para as estradas e contaminação de fontes de água potável.
A Proteção Civil recomenda a desobstrução de sistemas de escoamento das águas, a remoção de inertes, e uma condução defensiva, com velocidade reduzida e atenção a lençóis de água. A ANEPC alerta ainda para que não sejam atravessadas zonas inundadas, de forma a evitar o arrastamento de pessoas ou viaturas, e reforça a importância de acompanhar as informações meteorológicas e as indicações das autoridades.
O alerta surge num contexto de elevada vulnerabilidade, já que, até 31 de agosto, o ano de 2025 é o terceiro pior de sempre em área ardida, com 17% dos grandes incêndios a começarem durante a noite, segundo o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).