logo-a-verdade.svg
Opinião
Leitura: 3 min

A Farmácia e a família: Sol amigo da Saúde, mas com moderação. A importância da proteção solar

Com a primavera chegam as caminhadas saudáveis e para muitos devotos, maio é mês de ir em peregrinação a Fátima. Duas motivações com um ponto comum: exigência física e mental e, essencialmente, cuidados com os pés, que assumem um papel fundamental ao longo de todo o percurso.

Redação

Antes da caminhada

Nunca inicie uma caminhada longa com calçado novo. Use sapatilhas ou botas de caminhada já usadas e adaptadas ao seu pé, com amortecimento, sola antiderrapante e com suporte ao tornozelo. Use meias específicas para caminhada, sem costuras salientes e de tecidos que facilitem a respiração da pele, como algodão e que não sejam demasiado apertadas.

Ainda antes da caminhada, aplique cremes anti-fricção ou sticks protetores que criem uma barreira invisível que reduzam o atrito entre a pele e o calçado. O cuidado com as unhas é outro ponto essencial: Corte-as antes da caminhada, sempre de forma reta, para evitar unhas encravadas ou inflamações.

Durante a caminhada

Hidrate-se, a hidratação ajuda a prevenir o inchaço dos pés. Sempre que possível, pare, retire o calçado e permita que os pés respirem. Caso surjam zonas de fricção ou sensibilidade, proteja-as com pensos específicos ou almofadas de gel, para evitar o agravamento.

Tenha no seu kit de caminhada pensos hidrocolóides, aliviam a dor e protegem a bolha já formada, e almofadas de silicone ou adesivos de proteção para prevenir as zonas de maior pressão. O conforto será maior mesmo após longas horas de caminhada.

Depois da caminhada

Depois de cada etapa lave os pés com água tépida e sabonete neutro, seque bem, especialmente entre os dedos, e aplique um creme hidratante específico para os pés. Massagens suaves, elevação das pernas e, se necessário, aplicação de compressas frias, ajudam a aliviar o cansaço e prevenir edemas. Para a recuperação, opte por cremes hidratantes com ureia ou aloé vera para reparar a pele ressequida e prevenir fissuras. Se o inchaço ou o cansaço forem intensos, use cremes ou sprays com efeito crio-terapêutico para promover uma sensação de alívio e frescura.

Pequenos sinais, grandes alertas

Durante a caminhada, não ignore as bolhas, a vermelhidão persistente, a dor ou o inchaço. Estes sintomas, quando negligenciados, podem transformar-se em problemas mais graves, dificultando a conclusão do percurso.

O cuidado protege

Na Farmácia, pode encontrar kits de primeiros socorros específicos para caminhantes, pensos específicos, cremes hidratantes e cicatrizantes, bem como aconselhamento personalizado. Conte connosco para o ajudar a preparar o seu percurso com segurança e bem-estar. Cuide, sempre, de si!