logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

PJ apreende tonelada e meia de cocaína escondida em contentores com peles de animais

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, identificou e deteve dois homens na zona de Fafe, fortemente indiciados pela prática do crime de tráfico internacional de estupefacientes. No decurso da operação, foi apreendida cerca de uma tonelada e meia de cocaína.

Redação

A investigação, iniciada em julho, contou com a colaboração das agências norte-americanas DEA (Drug Enforcement Administration) e CBP (Customs and Border Protection), bem como da Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA). O caso está relacionado com a importação de três contentores de peles de animais provenientes da América Latina, por parte de uma empresa sedeada em Portugal.

Suspeitando da possível utilização dos contentores para o transporte de substâncias ilícitas, a PJ solicitou à ATA a fiscalização dos mesmos no Porto de Leixões, onde foi confirmada a presença de uma grande quantidade de embalagens de cocaína escondidas entre as peles.

Após monitorização contínua dos contentores, as autoridades acompanharam o transporte para um armazém em Fafe. Foi nesse local que, na sequência do início da descarga e armazenamento da mercadoria, os dois suspeitos foram detidos.

Os detidos, com 34 e 42 anos, estão ligados à empresa que procedeu à importação dos contentores, estando também esta sob suspeita de envolvimento no esquema criminoso. Um dos homens é ex-militar da GNR, encontrando-se atualmente fora do ativo por licença de longa duração.

Durante a operação, foram ainda apreendidos automóveis ligeiros, motociclos, armas de fogo e outros elementos relevantes para a investigação.

Os arguidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.