logo-a-verdade.svg
Baião
Leitura: 2 min

Baião recebeu fase intermunicipal do concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”

O município de Baião acolheu, na última terça-feira, dia 20 de maio, a fase intermunicipal do concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”, que reuniu cerca de 120 alunos de diferentes níveis de ensino.

Redação

A iniciativa decorreu no Auditório da sede do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e contou com a participação de alunos oriundos dos concelhos de Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses e Resende.

As provas orais desafiaram os alunos, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário, a criar ou reinterpretar narrativas com base em obras literárias previamente definidas.

No 1.º ciclo, a obra trabalhada foi O Caracol e os Trevos, de António Mota. A aluna Francisca Rodrigues, de Resende, foi a vencedora.


Para o 2.º ciclo, os participantes inspiraram-se em Seis Contos, de Eça de Queiroz. Mafalda Oliveira, de Lousada, conquistou o primeiro lugar.


No 3.º ciclo, a obra selecionada foi Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes, com Gonçalo Canastra, de Paços de Ferreira, a vencer a categoria.


Já no ensino secundário, a vitória coube a Gonçalo Pacheco, também de Paços de Ferreira, que trabalhou a obra Fanny Owen, de Agustina Bessa-Luís.

O júri foi composto pelo escritor António Mota, por Sandra Melo, da Fundação Eça de Queiroz, e pela escritora Carina Novo.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, da vereadora da Educação, Anabela Cardoso, e do diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota. Durante a sua intervenção, o autarca destacou a importância da leitura na formação dos jovens e valorizou o empenho de todos os participantes.

O evento integrou ainda um momento musical com alunos do Conservatório de Música de Baião, que apresentaram um repertório em acordeão.