logo-a-verdade.svg
Amarante
Leitura: 2 min

Amarante recebe exposição de fotografia estenopeica de António Campos Leal a partir de 2 de agosto

No próximo dia 2 de agosto, pelas 16h30, será inaugurada na CASA DA GRANJA – Espaço Cultural e Museológico, em Amarante, a exposição de fotografia estenopeica "Um Livro na Parede – Luz nos Livros", da autoria do fotógrafo António Campos Leal.

Redação

A mostra, que já esteve patente no Centro Português de Fotografia (CPF) e integrou o Festival Instantes – Festival Internacional de Fotografia, é composta por 30 imagens captadas através da técnica da fotografia estenopeica (pinhole) e resultantes de um percurso visual no interior da Biblioteca/Arquivo de José Pacheco Pereira, localizado na Vila da Marmeleira, integrando a Coleção Ephemera.

Segundo Pacheco Pereira, citado na apresentação da exposição, “com a arte fotográfica do António podemos assim ‘ver’ os espaços do Arquivo e da Biblioteca de forma diferente. Com a luz.” O trabalho tem a chancela editorial da Tinta da China.

A exposição estará disponível ao público até ao dia 26 de setembro, nos espaços de exposições temporárias da CASA DA GRANJA.

Sobre o autor:

António Campos Leal é fotógrafo profissional e professor de fotografia. Com formação em Química, iniciou a sua prática fotográfica em 1969. Teve um percurso ligado à comunicação social, integrou o INESC-Porto e colaborou com diversas instituições de ensino de fotografia.

A sua ligação à fotografia estenopeica remonta à década de 1970, tendo sido retomada nos anos 1990 com a criação do clube “buracodeagulha”, no Instituto Português de Fotografia – Lisboa. Participa regularmente no Worldwide Pinhole Photography Day, sendo um dos dinamizadores da iniciativa em Portugal.

A convite do Diretor do CPF, Bernardino Castro, passou a integrar a Coleção Nacional de Fotografia, sendo o autor das primeiras imagens pinhole aí incluídas. Tem dinamizado múltiplas conferências, formações e exposições sobre esta técnica fotográfica.