logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 2 min

AFS quer recrutar novas famílias no Porto para acolher estudantes internacionais

Quatro jovens de diferentes países estão atualmente integrados em escolas da região. Associação apela à participação de mais famílias portuguesas no programa intercultural.

Redação

O município do Porto está a acolher, neste momento, quatro estudantes internacionais ao abrigo do programa de intercâmbio educativo promovido pela AFS (American Field Service). Os jovens, oriundos da Suíça, Colômbia, Finlândia e Turquia, frequentam escolas da região e vivem com famílias locais, numa experiência que pretende promover o enriquecimento cultural e humano mútuo.

Com mais de 75 anos de experiência a nível mundial, a AFS desenvolve programas de intercâmbio e voluntariado com o objetivo de fomentar o respeito, a diversidade e a cidadania global. Em Portugal, está ativa desde 1956, com 12 núcleos regionais e uma rede de mais de 300 voluntários.

Cristina Moura, uma das anfitriãs envolvidas no programa, partilha já ter acolhido nove estudantes ao longo dos anos. “Cada um trouxe uma nova forma, muito diferente, de ver o mundo. A experiência é profundamente enriquecedora e emocional. Partilhamos a nossa casa, ideias e cultura, e em troca recebemos aprendizagens que ficam para a vida”, afirma.

A AFS Portugal está agora à procura de novas famílias de acolhimento para o próximo ano letivo. Os períodos de participação são flexíveis, podendo variar entre 3, 6 ou 10 meses. “Acolher um estudante AFS é abrir a porta a novas culturas, perspetivas e amizades que duram para a vida. É um ato de generosidade que transforma quem acolhe e quem é acolhido”, sublinha Teresa Fragoso, diretora executiva da AFS Portugal.

No último ano, 42 jovens portugueses participaram em programas da AFS no estrangeiro, enquanto 50 estudantes de 20 nacionalidades vieram para Portugal viver uma experiência intercultural. A nível global, a organização envolve anualmente cerca de 12 mil estudantes e mais de 50 mil voluntários em mais de 60 países.

As famílias interessadas em participar podem encontrar mais informações em: www.intercultura-afs.pt.