O município do Porto está a acolher, neste momento, quatro estudantes internacionais ao abrigo do programa de intercâmbio educativo promovido pela AFS (American Field Service). Os jovens, oriundos da Suíça, Colômbia, Finlândia e Turquia, frequentam escolas da região e vivem com famílias locais, numa experiência que pretende promover o enriquecimento cultural e humano mútuo.
Com mais de 75 anos de experiência a nível mundial, a AFS desenvolve programas de intercâmbio e voluntariado com o objetivo de fomentar o respeito, a diversidade e a cidadania global. Em Portugal, está ativa desde 1956, com 12 núcleos regionais e uma rede de mais de 300 voluntários.
Cristina Moura, uma das anfitriãs envolvidas no programa, partilha já ter acolhido nove estudantes ao longo dos anos. “Cada um trouxe uma nova forma, muito diferente, de ver o mundo. A experiência é profundamente enriquecedora e emocional. Partilhamos a nossa casa, ideias e cultura, e em troca recebemos aprendizagens que ficam para a vida”, afirma.