logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 5 min

"Penafiel Quer” revela candidatos às freguesias com apelo à união e aposta na educação

O Largo do Mosteiro, em Paço de Sousa, foi palco, no passado domingo, da apresentação oficial dos candidatos às Juntas de Freguesia pela Coligação Penafiel Quer.

Redação

Segundo nota, o evento, que decorreu num ambiente festivo, contou com a presença de mais de 1500 pessoas, incluindo apoiantes provenientes de todas as freguesias do concelho.

Sob a liderança de Pedro Cepeda, candidato à Câmara Municipal de Penafiel, foram apresentados os 28 candidatos que integram a equipa da coligação. Um a um, os nomes foram anunciados num momento simbólico da sessão, tendo sido recebidos por Filipe Serralva, mandatário da candidatura, que expressou publicamente o seu “total apoio e confiança nesta candidatura”.

Na sua intervenção, Pedro Cepeda começou por agradecer aos 28 candidatos, destacando o espírito de serviço público que os move: “O que move estes candidatos é simplesmente trabalhar pelas pessoas, servir a sua freguesia e fazer com que a sua terra seja um bom sítio para viver, visitar e investir.”

O candidato referiu também o crescimento do tecido empresarial do concelho na última década, salientando indicadores como o aumento de 25% no número de empresas, 40% no volume de negócios e 60% nas exportações de bens produzidos localmente. Segundo Pedro Cepeda, estes dados — citando o Instituto Nacional de Estatística — colocam Penafiel acima da média da região do Tâmega e Sousa e da região Norte.

Educação como prioridade

A área da educação esteve igualmente em destaque no discurso de Pedro Cepeda, que reafirmou o compromisso da coligação com “um concelho onde todas as crianças tenham acesso a condições dignas para aprender e crescer”. O candidato recordou que, nos últimos anos, foram requalificadas várias escolas básicas e jardins de infância e assegurou que o investimento vai continuar.

Está também prevista a criação de novas creches, com o objetivo de aumentar a oferta de vagas e apoiar a natalidade. Foi ainda assumido o propósito de colocar Penafiel “na linha da frente da educação a nível nacional”, através do reforço da ação social escolar e da aposta em projetos educativos inovadores. “Acreditamos que uma escola de qualidade é a base de uma sociedade mais justa. E queremos que cada criança em Penafiel tenha o futuro que merece”, afirmou.

Daniela Oliveira é mandatária para as Mulheres

Durante o evento, foi também anunciada a nomeação de Daniela Oliveira como Mandatária para as Mulheres da candidatura. Natural das Termas de S. Vicente, é vereadora da Câmara Municipal e tem um percurso ligado à área da ação social.

A criação da figura de mandatária para as Mulheres é apresentada pela Coligação Penafiel Quer como um sinal do seu compromisso com uma sociedade mais igualitária e com uma visão inclusiva e moderna, promotora da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Lista de Candidatos às Juntas de Freguesia apoiados pela Coligação Penafiel Quer

Abragão - José Vieira

Boelhe - António Teixeira

Bustelo - Joaquim Pedroso

Cabeça Santa - Sara Silva

Canelas - Roberto Ferreira

Capela - Eurico Vieira

Castelões - Tânia Ribeiro

Croca - Agostinho Feliciano

Duas Igrejas - Nelson Rocha

Eja - Isabel Guedes

Fonte Arcada - António Silva

Galegos - Laura Duarte

Guilhufe e Urrô - Manuel Silva

Irivo - Diana Tadeu

Lagares e Figueira - Nuno Coelho

Luzim e Vila Cova - Agostinho Mendes

Oldrões - Pedro Cunha

Paço de Sousa - Adelino de Sousa

Penafiel - Carlos Leão Barbosa

Peroselo - Estrela Sousa

Rans - Márcia Rocha

Rio Mau - Rui Pedro Ferreira

Rio de Moinhos - Joaquim Rodrigues

S. Mamede - Joaquim Bonifácio

S. Martinho - Gilberto Fernandes

Sebolido - António Lopes

Termas de São Vicente - Isabel Soares

Valpedre - Pedro Teixeira