logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Concurso "Marcoense Como Nós" reforça prémios para 12.500 euros

O Município do Marco de Canaveses e a Associação Empresarial do Marco (AEMarco) promovem em 2026 a oitava edição do concurso "Marcoense Como Nós", uma iniciativa de apoio ao tecido empresarial concelhio que regressa na quadra natalícia com uma verba reforçada de 10.000 para 12.500 euros no total.

Redação

Mantendo a atribuição de 30 prémios, a subida de 2.500 euros em relação a 2025 reflete-se na valorização dos valores a entregar aos vencedores. O primeiro prémio passa de 1.000 para 1.500 euros, o segundo sobe de 700 para 1.000 euros e o terceiro aumenta de 600 para 800 euros. Registam-se também subidas no quarto e quinto lugares, que passam para 600 e 500 euros, respetivamente. Os restantes prémios mantêm os valores de 300 e 200 euros, aumentando o número de vales de 300 euros atribuídos. Além dos prémios para os clientes, a medida contempla ainda distinções para os estabelecimentos associados aos três primeiros contemplados.

As inscrições para os estabelecimentos comerciais interessados em aderir estão abertas até 15 de outubro, podendo ser formalizadas na plataforma oficial em https://marcoinvest.pt/evento/concurso-marcoense-como-nos-2026-adesao/.

O vereador da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Nuno Pinto, salientou o papel determinante da adesão dos empresários: "O meu apelo é que os comerciantes do concelho se inscrevam. Este ano reforçámos os prémios para dar mais um impulso à iniciativa mas só faz sentido com os comerciantes. O concurso tem crescido, mas queremos que esta participação esteja cada vez mais distribuída por todas as freguesias. Um estabelecimento aderente pode fazer a diferença, porque os seus clientes podem ser premiados e receber vouchers que representam um apoio muito importante no seu dia a dia".

Mecânica do concurso e impacto na economia local

A fase do concurso direcionada aos consumidores arranca a 22 de outubro e prolonga-se até 21 de dezembro. Durante este período, por cada compra de valor igual ou superior a 20 euros efetuada num estabelecimento aderente, os clientes recebem um cupão de participação que deve ser depositado, acompanhado do respetivo talão de compra, nos coletores situados nas juntas de freguesia do concelho, na Câmara Municipal ou na sede da AEMarco.

O presidente da AEMarco, Manuel Ferreira, enalteceu a consolidação da iniciativa junto da comunidade: "O crescimento do Marcoense Como Nós demonstra que esta é uma iniciativa que conquistou o comércio e os consumidores do Marco de Canaveses. O aumento do número de estabelecimentos aderentes e do volume de compras mostra que as pessoas reconhecem cada vez mais a importância de comprar no comércio local. O facto de uma iniciativa criada para apoiar a recuperação do comércio após a pandemia continuar a crescer e a mobilizar a comunidade vários anos depois é, sem dúvida, um sinal do seu sucesso".

O sorteio público dos premiados realiza-se no dia 23 de dezembro. Os vales de compras atribuídos deverão ser rebatidos nos estabelecimentos comerciais aderentes entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro de 2027, reintroduzindo diretamente o montante dos prémios na economia concelhia.