De acordo com a mesma fonte, a ocorrência registou-se "no Teatro de Operações do combate ao fogo de Siralhelhos, no distrito de Vila Real". Segundo apurou o CM, o avião amarou por "ter perdido potência para levantar voo e regressar ao combate aos fogos".
A ANEPC confirmou que "o Canadair amarou, por razões ainda não apuradas", acrescentando que a aeronave "estava a operar em parelha, por isso há mais um avião deste tipo disponível no dispositivo de combate a fogos".
Esta é a segunda avaria de um 'Canadair' registada esta semana. Na passada quinta-feira, um outro avião do mesmo modelo sofreu uma avaria técnica enquanto participava nas operações de combate ao incêndio em Penafiel.
Conforme noticiado pelo CM, essa amaragem ocorreu na zona de Entre-os-Rios, quando a aeronave realizava manobras de reabastecimento.
Portugal dispõe apenas de dois aviões 'Canadair' contratados para a atual época de incêndios. Na sequência da avaria de quinta-feira, foi acionada uma aeronave de reserva prevista no contrato, assegurando a manutenção de uma parelha operacional.
Com esta nova avaria, registada este domingo, o país fica temporariamente apenas com um avião bombardeiro pesado deste tipo disponível, conforme avançou o Correio da Manhã.