logo-a-verdade.svg
Economia e Negócios
Leitura: 2 min

Penafiel: Mercadona colabora com a Associação de Solidariedade Social de Vila Cova

A Mercadona, que no dia 22 de abril inaugurou o segundo supermercado da insígnia no concelho, doa, diariamente, bens de primeira necessidade à Associação de Solidariedade Social de Vila Cova. A abertura assinala também, assim, esta parceria, integrada no Plano de Responsabilidade Social da empresa.

Redação

A colaboração visa reforçar a resposta social da instituição, que presta apoio à comunidade local através de serviços como Centro de Dia, Centro de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário e, em breve, uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, além do apoio direto a famílias carenciadas.

Augusto Rocha, presidente da direção da Associação de Solidariedade Social de Vila Cova, enalteceu o impacto positivo da parceria:
"Estamos genuinamente gratos. Este compromisso tem tido um impacto significativo na gestão da instituição e no cuidado aos nossos utentes, reforçando a nossa missão de promover o bem-estar da comunidade."

Joana Ribeiro, diretora de Relações Externas da Mercadona para o distrito do Porto, sublinhou que “este acordo reforça o compromisso da Mercadona em estar próxima das comunidades onde estamos presentes e apoiar quem mais precisa.”

A doação de alimentos é uma das estratégias da Mercadona para prevenir o desperdício alimentar, promovendo a partilha de recursos com a sociedade. Em Portugal, todas as 62 lojas da cadeia mantêm parcerias com instituições locais, garantindo doações diárias desde o dia de abertura. Em 2024, a Mercadona doou 1.300 toneladas de bens a mais de 80 entidades, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras.

A empresa reforça assim o seu papel enquanto agente ativo de responsabilidade social, promovendo o apoio a populações em situação de vulnerabilidade e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde está inserida.