Segundo fontes do setor citadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) e pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço do gasóleo deverá cair entre 3 e 3,5 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples 95 deverá descer cerca de 1,5 cêntimos por litro.
Com esta redução, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,551 a 1,558 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 passará a custar cerca de 1,689 a 1,691 euros por litro. Estes valores incluem já os descontos aplicados pelas gasolineiras e as medidas fiscais temporárias em vigor.
Recorda-se que o custo final dos combustíveis pode variar consoante o posto de abastecimento, a marca e a localização geográfica. Os hipermercados continuam a oferecer os preços mais competitivos, seguidos pelos operadores low cost.
O ACP destaca que estas previsões consideram a manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal adotadas pelo Governo, nomeadamente a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a compensação da receita adicional do IVA, que visam mitigar o impacto dos aumentos nos preços dos combustíveis.
Apesar das oscilações recentes nos mercados internacionais, com os índices Brent e West Texas Intermediate (WTI) a registar ganhos na última sexta-feira, espera-se um declínio semanal no preço do crude, refletido na redução dos preços ao consumidor final em Portugal.