logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Eventsport canaliza esforços para a Generali Tranquilidade Meia Maratona D'Ouro Run Gondomar, mas tem agenda de provas “recheada”

Depois de colaborar na organização da Meia Maratona Douro Verde, com mais de 1.800 atletas, a Eventsport aponta agora baterias para as próximas provas, incluindo Gondomar, Vila do Conde e Leixões.

Redação

Carlos Ferreira, responsável pela Eventsport, está focado nas próximas edições, com destaque para a Generali Tranquilidade Meia Maratona D'Ouro Run Gondomar.

Antes disso, terá lugar a Corrida Fernanda Ribeiro, prova que antecede uma agenda recheada de desafios em diversas regiões do país. “A Generali Tranquilidade Meia Maratona D'Ouro Run Gondomar promete uma forte adesão", afirmou Carlos Ferreira, responsável pela Eventsport.

Provas emblemáticas para todos os gostos

O calendário da promotora desportiva inclui ainda eventos como a Shamir Corrida Portucale, associada ao clube de formação da atleta Rosa Mota e a
Corrida da NAU, agendada para 21 de setembro, integrada nas comemorações do Dia do Porto de Leixões. “Estas são provas que permitem não só a prática desportiva, mas também momentos de festa e convívio. Temos provas urbanas, em contacto com o património das cidades, mas também eventos em espaços únicos, como os portos comerciais de Viana e Leixões, que abrem portas à comunidade”, explicou Carlos Ferreira, destacando o trabalho logístico necessário para garantir a segurança dos participantes. "É uma oportunidade única para a população conhecer estas infraestruturas por dentro".

Inclusão, famílias e hábitos saudáveis

Mais do que promover a competição, a Eventsport reforça o seu compromisso com a inclusão social e comunitária. Provas gratuitas para crianças, atletas em cadeiras de rodas e invisuais fazem parte da estratégia da organização, que procura envolver todas as faixas etárias e promover estilos de vida ativos. “Procuramos oferecer diferentes experiências, desde provas urbanas até percursos naturais”, explicou Carlos Ferreira.

Há também um forte compromisso coma solidariedade e a acessibilidade, garantindo participação gratuita para atletas em cadeiras de rodas e invisuais, bem como a realização de provas infantis gratuitas. “A nossa prioridade é envolver toda a comunidade e incentivar hábitos saudáveis desdecedo. Nós temos corrida para crianças, em que elas não pagam absolutamente nada, é gratuito. Todos eles têm medalha, lanche, como se fosse uma prova de adultos. Não são provas competitivas, mas é uma forma de as crianças irem em família com os pais. Queremos que as corridas sejam momentos de família e inclusão”, concluiu.

Crítica às taxas da Federação de Atletismo

Carlos Ferreira aproveitou ainda para manifestar a sua posição face à recente imposição de taxas por parte da Federação Portuguesa de Atletismo. “O
atletismo é mais do que competição, é um ponto de encontro entre famílias e amigos. Não concordamos com a imposição de taxas. Queremos apoiar o desenvolvimento da modalidade, mas não desta forma”, declarou.

Próximas provas da Eventsport em destaque:


• Corrida Fernanda Ribeiro
• Generali Tranquilidade Meia
Maratona D'Ouro Run Gondomar
• Corrida do Porto de Viana
• Shamir Corrida Portucale
• Corrida da Nau
• Corrida do Porto de Leixões
• Corrida da Republica
• Corrida do Bombeiro
• Volta a Paranhos
• São Silvestre de Gondomar