A partir desta sexta-feira, dia 11 de abril, e até 18 de maio, estará patente no Museu Carmem Miranda a exposição ‘50 Passos para a Liberdade: Portugal, da Ditadura ao 25 de Abril’, que retrata os últimos anos da ditadura e os primeiros momentos depois do seu derrube, abrangendo o intervalo temporal entre setembro de 1968 e julho de 1974.
Também a partir desta sexta-feira estará disponível para visita, no Emergente Centro Cultural, a exposição ‘Trancar o Regime, Escrever Liberdade’, que propõe uma reflexão sobre os mecanismos de repressão utilizados durante o Estado Novo, com destaque para a censura exercida sobre a produção literária, cultural e intelectual. Esta exposição estará patente até ao dia 23 de maio.
No dia 25 de abril, irá decorrer a Sessão Solene Oficial, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 10h00. As cerimónias iniciam com o Hastear de Bandeiras e uma interpretação do Hino Nacional e encerramento pela Banda de Música de Vila Boa de Quires.
As comemorações no dia 25 encerram com concerto ‘Anónimos de Abril’, um projeto de Rogério Charraz e José Fialho Gouveia, com as participações de João Afonso e Joana Alegre.