logo-a-verdade.svg
Saúde e Bem Estar
Leitura: 0 min

Santa Saúde: Novas Terapêuticas em Ortopedia 

O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) através das suas propriedades regenerativas e de reparação tem assumido papel crescente tanto no tratamento isolado ou como co-adjuvante de tratamentos convencionais de várias patologias ortopédicas ao nível das articulações e tendões.

Redação

A utilização do PRP na medicina desportiva tem aumentado devido ao seu potencial promotor da cicatrização dos músculos e tendões, e ao fato de o atleta necessitar de recuperação muito rápida e significativa em tempo curto.
O PRP é um concentrado de plaquetas obtido a partir do sangue do próprio paciente, por meio de um processo que utiliza o princípio da separação celular por centrifugação. Este processo, além de concentrar as plaquetas, permite que substâncias existentes nos grânulos das plaquetas, denominados fatores de crescimento, sejam disponibilizadas no “soro” obtido. Os fatores de crescimento induzem ou facilitam o crescimento de novas e mais células ou que a sua atividade celular possa ser modificada no sentido de acelerar o seu crescimento ou regeneração através da atuação em diferentes fases do ciclo de vida das mesmas. Permite, assim, que em caso de agressão celular os processos de cicatrização sejam mais rápidos e com melhor qualidade de cicatrização.
O PRP é colocado no local da lesão através de uma infiltração ou utilizado por aplicação a nível intra-operatório. 
Os fatores de crescimento aplicados a lesões agudas ou crónicas músculo esqueléticas (como por exemplo: tendinites; lesões da cartilagem; bursites; ruturas de tendões; atraso de consolidação de fraturas; artroses e mesmo hérnias discais), que se traduzem por dor e incapacidade funcional, podem levar a uma cura mais rápida e com mais qualidade, diminuindo o tempo de morbilidade e com menos recurso a medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos evitando os seu efeitos secundários e evitando interações medicamentosas com outra medicação habitual.
Artigo de Jorge Eduardo Ferreira Mendes, Ortopedista no Hospital Santa Isabel