logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 0 min

Fogos já consumiram quase 42 mil hectares em 2025. Portugal decreta risco máximo de incêndio em mais de 100 concelhos

Os incêndios florestais já consumiram este ano cerca de 42 mil hectares de território em Portugal, segundo dados do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR). Este valor é oito vezes superior ao registado no mesmo período de 2024 e representa o total mais elevado desde 2022.

Redação

O agravamento da situação levou à colocação de mais de 100 concelhos em risco máximo de incêndio, sobretudo no interior Norte e Centro do país, bem como em dois concelhos do Algarve, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Entre os concelhos em risco máximo estão todos os dos distritos de Bragança e Guarda, além da maioria dos municípios de Vila Real, Castelo Branco e Viseu. Também se encontram nesta categoria dezenas de concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Aveiro, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado mais de 50 concelhos distribuídos por Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Beja e Faro.

O risco elevado abrange grande parte do interior do Alentejo e dezenas de municípios em Faro, Lisboa, Santarém, Leiria, Aveiro e Braga. Cerca de 40 concelhos, a maioria no litoral, nos distritos do Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa e Faro, bem como toda a península de Setúbal e alguns municípios de Évora e Portalegre, estão hoje em risco moderado.

O IPMA define cinco níveis de risco de incêndio: reduzido, moderado, elevado, muito elevado e máximo, sendo este último ativado quando as condições meteorológicas, nomeadamente calor intenso e baixa humidade, potenciam significativamente o perigo de ignição e propagação de fogos.

Portugal continental permanece em situação de alerta desde domingo, prolongando-se até quinta-feira, devido ao elevado risco de incêndio em vastas zonas do território.

Para hoje, o IPMA prevê uma descida da temperatura, mantendo-se o tempo quente e o céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade junto à faixa costeira ocidental.

As temperaturas mínimas deverão variar entre os 16ºC em Viana do Castelo e os 24ºC em Portalegre, enquanto as máximas oscilarão entre os 25ºC em Sines e os 39ºC em Beja.