logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

PM anuncia 1.300 ME para habitação acessível e maior uso do património do Estado

O primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, anunciou este domingo novas medidas para a área da habitação, entre elas uma linha de crédito de 1.300 milhões de euros e o reforço do aproveitamento do património público.

Redação

No encerramento da 21.ª edição da Universidade de Verão do PSD, que decorreu em Castelo de Vide (Portalegre), Montenegro afirmou que o Governo pretende dar “um novo impulso à habitação”.

Como primeira medida, revelou que na próxima quinta-feira será assinado um acordo com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para a disponibilização de mais 1.300 milhões de euros destinados à habitação acessível.

Paralelamente, o executivo quer avançar no aproveitamento de imóveis e terrenos pertencentes ao Estado, estabelecendo um prazo para que os vários departamentos públicos justifiquem a não utilização desse património.

“Andamos aqui a enganar-nos uns aos outros, isso vai acabar. Não vamos assistir a que o património público esteja a ser degradado sem utilização e sem justificação. Onde não houver justificação tem de ser disponibilizado para ser aproveitado, seja na esfera pública, seja na esfera privada”, sublinhou Montenegro.