logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 5 min

"Este ano vamos ter a melhor edição do Festival de Montedeiras que alguma vez existiu", garante Município do Marco de Canaveses

O Festival Montedeiras regressa ao Parque de Montedeiras, no Marco de Canaveses, nos dias 8 e 9 de agosto, para uma edição especial que assinala os 25 anos da primeira realização do evento e o executivo municipal acompanhou, na manhã do dia 7 de agosto, quinta-feira, as preparações do recinto para a edição deste ano.

Redação

"Este ano comemoramos 25 anos do Festival de Montedeiras, estamos a fazer as bodas de prata, por isso, é importante que as expectativas das pessoas sejam altas e nós também temos essa expectativa em relação ao festival. Estamos empenhados para que este festival corresponda às expectativas das pessoas do concelho", salientou Cristina Vieira durante uma visita ao recinto do festival.

O cartaz deste ano reúne artistas consagrados e novos talentos, numa programação que pretende celebrar o passado e afirmar o presente deste encontro musical. Entre os nomes confirmados estão David Fonseca — que participou na primeira edição em 2000 com os Silence 4 —, Bispo, Julinho KSD, Hybrid Theory (banda tributo a Linkin Park), e os DJ’s Biia e Frank Maurel. A programação inclui ainda atuações de artistas marcoenses, como forma de promover e dar visibilidade à produção musical local.

Uma das prioridades deste festival passa também por: "Trazer cá ao nosso palco os jovens artistas marcoenses a quem queremos também dar visibilidade. Essa foi sempre uma das nossas premissas, querer que os artistas marcoenses tenham a oportunidade de ter aqui um público muito mais abrangente", reforçou a autarca.

Regresso ao Parque de Montedeiras e plano de segurança

De regresso ao Parque de Montedeiras, Cristina Vieira explica a escolha deste espaço como palco para o Festival da Juventude: "O espaço é muito agradável também por ser um espaço florestal, o que traz algumas necessidades em termos de logística, mas é um local que acaba por ser mais cómodo e mais agradável para acolher um festival como este".

Sobre as necessidades e logística necessárias para realizar o festival nestes moldes, Cristina Vieira assegura a população de que: "Já temos o plano de segurança pronto, o Serviço Municipal de Proteção Civil já reuniu com todos os nossos parceiros, desde bombeiros, GNR, Cruz Vermelha e os próprios sapadores florestais".

Em coordenação com as entidades de segurança do concelho, a câmara municipal garante que o plano em vigor prevê as várias eventualidades que podem vir a afetar a realização do festival. "Está aqui um efetivo muito grande de segurança, eles têm um plano, se acontecer alguma coisa, toda a gente sabe o que é que tem que fazer, e efetivamente correu bem nestes últimos três anos, e tenho a certeza que deste ano vai correr também muito bem", concluiu a presidente.

Programa abrangente, reforço de comunicações e transporte gratuito

Quanto à programação escolhida para este ano, Pedro Pinto, o vereador com o pelouro da juventude, disse o seguinte: “Decidimos ter um programa abrangente para esta edição. Um programa que fosse para os mais jovens mas também que pudesse alargar a faixa etária para os mais velhos, para que eles possam vir usufruir deste festival e deste evento que é feito para os marcoenses".

A preparação do Festival de Montedeiras "é sempre muito demorosa e com muitos dias de trabalho ao longo de meses" mas, confiante do trabalho que tem sido realizado ao longo das últimas edições, Pedro Pinto diz mesmo: "Este ano vamos ter a melhor edição do Festival de Montedeiras que alguma vez existiu".

Ainda sobre a logística de realizar este evento, o vereador garante que, à semelhança do ano passado, o município vai reforçar as redes de comunicações no local do festival mas deixa-se uma advertência: "Poderá haver na mesma alguns constrangimentos mas o reforço possível já foi feito pela câmara municipal".

O festival, que após uma pausa de 13 anos regressou em 2023, mantém entrada gratuita e conta com transportes gratuitos disponibilizados pela câmara municipal, com saídas de hora a hora a partir do centro da cidade e da estação de comboios do Marco de Canaveses. "Vamos manter esse projeto de mobilidade que tínhamos nas edições anteriores de trazer os jovens e os não jovens do centro da cidade e da estação para Montedeiras, trazendo-os de hora a hora e regressando nos mesmos horários", terminou o vereador com o pelouro da juventude.