Simples e acessível, esta prática está a conquistar cada vez mais adeptos. Pensando nisso, destacamos oito trilhos europeus ideais para iniciantes, que combinam terrenos acessíveis, sinalização adequada e paisagens de cortar a respiração.
Trilhos no Sul e Centro da Europa
Em Itália, o trilho de Tre Cime di Lavaredo, nos Dolomitas, apresenta 9 quilómetros de extensão e pode ser concluído em cerca de 4 horas. O percurso é valorizado pelas vistas imponentes de montanha e pelas antigas fortificações da Primeira Guerra Mundial. Ainda em território italiano, o Sentiero Azzurro, que liga as cinco aldeias históricas das Cinque Terre (Monterosso a Riomaggiore), junto ao Mar Mediterrâneo, oferece um percurso de 13 quilómetros ideal para fazer em dois a três dias, fora da época alta.
Em França, uma secção de 60 quilómetros do Chemin de Puy, um dos Caminhos de Santiago, entre Eauze e Lectoure, é recomendada para quem procura tranquilidade e boa gastronomia, numa caminhada de quatro dias pelos campos da Gasconha.
No Reino Unido, a secção central da Muralha de Adriano, com mais de 30 quilómetros, pode ser percorrida em quatro a cinco dias. A caminhada, que atravessa vários pontos históricos, incluindo o forte romano de Vindolanda, é ideal para os apreciadores de história.
Opções no Norte da Europa e de curta duração
Na Suécia, destaca-se o trilho da ilha de Grinda, parte do arquipélago de Estocolmo. Com cerca de 10 quilómetros, é uma alternativa sossegada, perfeita para um passeio de um dia, com possibilidade de natação e estadia local.
Na Alemanha, o Heidschnuckenweg, de 48 quilómetros, é um trilho fácil que atravessa zonas de urze em flor, especialmente na segunda metade de agosto. Passa pela pitoresca aldeia de Wilsede, onde a circulação automóvel é restringida.
Na Áustria, o trilho Lechweg, com cerca de 100 quilómetros, segue o rio Lech ao longo de vales, florestas e pontes suspensas. Pode ser realizado em 8 a 10 dias e é conhecido pela sua beleza natural e acessibilidade.
De regresso ao Reino Unido, destaca-se ainda o trilho de Hallin Fell, no Parque Nacional de Lake District. Apesar dos seus modestos 1,5 quilómetros, apresenta um desnível de 150 metros e oferece vistas panorâmicas sobre a região de Cumbria, junto à fronteira com a Escócia.
Com percursos para todos os gostos e níveis de preparação, estes trilhos são um convite para descobrir a Europa a pé, promovendo um estilo de vida saudável e ativo.