logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 3 min

Marco de Canaveses: Autarquia reforça apoio à Animarco com fornecimento de ração e tratamentos veterinários

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses reforçou o apoio à Animarco – Associação dos Amigos dos Animais do Marco de Canaveses, através da assinatura de uma adenda ao protocolo de colaboração em vigor, com efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2025.

Redação

O novo acordo contempla um aumento do apoio financeiro mensal, que passa de 1.500 para 2.500 euros, e inclui, adicionalmente, a entrega regular de ração animal e a cobertura de tratamentos veterinários, num valor estimado de 1.500 euros por mês.

Este reforço tem como objetivo mitigar as dificuldades financeiras enfrentadas pela associação, assegurando a continuidade do acolhimento, tratamento e promoção da adoção de animais recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial (CRO) do Município. A autarquia já cede à Animarco instalações para funcionamento, suportando igualmente os encargos com água e eletricidade.

“O compromisso do Município com o bem-estar animal é inequívoco. Entre 2018 e 2024 investimos mais de 970 mil euros nesta causa, e em 2025 garantimos o reforço deste investimento através de uma rede de proteção mais robusta e com recursos partilhados”, destacou o vereador Nuno Pinto, responsável pelo Pelouro da Saúde Pública Veterinária.

Com a nova adenda, a Animarco passa também a assumir a responsabilidade pelas recolhas de emergência fora do horário de funcionamento do CRO, bem como a colaborar na manutenção dos cuidados aos animais aos fins de semana e feriados.

Adoções superam recolhas, mas abandono continua a preocupar

De acordo com dados divulgados pela Câmara Municipal, em 2024 foram adotados 286 cães (mais do que os 272 recolhidos), bem como 90 gatos. Todos os animais são vacinados e esterilizados antes da adoção.

Apesar do balanço positivo, o número de animais por recolher continua a ser superior ao número de adoções efetivas, criando pressão sobre a capacidade de resposta do CRO. “A solução passa pela adoção responsável e pela esterilização”, alertou Nuno Pinto.

Desde o lançamento da campanha “Adota”, em 2021, já foram adotados 923 cães. Em paralelo, o município mantém apoios à esterilização de cães e gatos para famílias carenciadas, bem como a aplicação da metodologia CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) para controlo de colónias de gatos de rua.