logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 0 min

Aeroportos da União Europeia vão deixar cair limite de 100 ml para líquidos na bagagem de mão

Os aeroportos da União Europeia poderão em breve abandonar a regra dos 100 ml para líquidos transportados na bagagem de mão, graças à introdução de novos equipamentos de rastreio capazes de detetar com precisão explosivos líquidos.

Redação

A informação foi avançada pela Euronews, que confirmou junto da Comissão Europeia que esta mudança está a ser preparada, após ter sido inicialmente noticiada pelo jornal italiano Il Corriere della Sera.

De acordo com as regras atualmente em vigor, os passageiros que viajem dentro da UE estão limitados a transportar líquidos, aerossóis e géis (LAG) em recipientes de no máximo 100 ml, excetuando-se produtos para bebés, medicamentos e itens alimentares específicos. Esta restrição existe porque os equipamentos tradicionais, como as máquinas de raios X, não conseguem detetar eficazmente substâncias explosivas líquidas.

Contudo, a Comissão Europeia confirmou que já estão disponíveis novos sistemas de deteção de explosivos para bagagem de cabina, os quais foram instalados em alguns aeroportos da UE, nomeadamente em Roma e Milão. Estes equipamentos, mais avançados, permitem a leitura do conteúdo de recipientes líquidos de maiores dimensões. Ainda assim, no verão passado, a Comissão impôs uma restrição temporária ao uso destes sistemas, adiando a suspensão da regra dos 100 ml por razões técnicas.

Desde então, Bruxelas tem trabalhado com a Conferência Europeia da Aviação Civil (ECAC) para encontrar soluções técnicas adequadas. Segundo a Euronews, uma solução de rastreio foi testada com êxito e aprovada pela ECAC em junho de 2025. Cada fabricante poderá agora submeter os seus equipamentos aos testes exigidos para obtenção da certificação europeia. Uma vez validados, esses equipamentos poderão ser utilizados nos aeroportos da UE.

Um porta-voz da Comissão afirmou que a implementação poderá ocorrer “nos próximos dias”, após a aprovação formal dos sistemas pela ECAC e pela Comissão Europeia. A ECAC, por sua vez, não respondeu ao pedido de comentário feito pela Euronews.

No entanto, nem todos os aeroportos da União Europeia estão preparados para esta mudança imediata. Segundo o Corriere della Sera, em Itália, apenas sete terminais estão já equipados com o novo sistema. Outros aeroportos em países como Alemanha, Irlanda, Lituânia, Malta, Suécia e Países Baixos poderão também adotar esta tecnologia após a aprovação definitiva.

Os novos equipamentos são significativamente mais caros do que os sistemas tradicionais, o que poderá ditar um processo de transição gradual, consoante os recursos e a capacidade de investimento de cada aeroporto. Ainda assim, a possibilidade de viajar com líquidos em recipientes maiores poderá tornar-se realidade muito em breve para milhares de passageiros na Europa.