logo-a-verdade.svg
Felgueiras
Leitura: 3 min

ESTG celebra 26 anos com "extraordinário desenvolvimento" e quase 2000 alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG P.PORTO) assinalou, esta segunda-feira o seu 26.º aniversário. A cerimónia, que decorreu nas instalações da Escola em Felgueiras, ficou marcada pelo reconhecimento do crescimento da instituição e pela sua forte ligação ao território.

Redação

Paulo Pereira, presidente do Politécnico do Porto, destacou o "extraordinário desenvolvimento" da escola, sublinhando que atualmente frequentam a ESTG "quase 2000 alunos, quase tantos como em alguns Politécnicos públicos deste país". O responsável elogiou ainda a "visão estratégica" e a "resiliência" do presidente da ESTG, Luís Lima, e da sua equipa.

Por sua vez, o discurso de Luís Lima centrou-se nas pessoas. O presidente da ESTG agradeceu o "esforço e dedicação que todos colocam e colocaram ao serviço da Escola, desde a sua génese", perante uma plateia composta pela comunidade académica e convidados externos.

Ligação ao tecido regional e empresarial

A sessão evidenciou a conexão da ESTG com a região do Tâmega e Sousa, contando com a presença de autarcas de Felgueiras, Amarante, Celorico de Basto, Lousada e Penafiel, bem como do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O setor empresarial esteve representado pela diretora do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, associações empresariais da região e diversas empresas locais. A cerimónia contou ainda com a participação de Rui Pedroto, da Fundação Manuel António da Mota, que apresentou uma comunicação sobre “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”.

Prémios de Mérito e Homenagens

No âmbito das celebrações, e fruto do protocolo entre a ESTG e o Município de Felgueiras, foram entregues prémios de mérito no valor de 1000€ aos estudantes residentes no concelho que ingressaram no 1.º ano com a nota mais elevada nas Licenciaturas da escola.

O aniversário serviu também para homenagear os colaboradores que completaram 10 e 20 anos de serviço, bem como os profissionais aposentados.

O evento, que contou com momentos musicais protagonizados pelas tunas da casa (AvenTUNA e TUSA), encerrou com um Verde de Honra, promovendo o convívio entre a comunidade académica e os parceiros institucionais.