O objetivo da iniciativa é alertar para a necessidade de redefinir a mobilidade urbana.Tiago Cação foi obrigado a suspender o projeto em 3 de junho, devido a uma pneumonia bilateral, apenas dois dias após o início da viagem.
“Foi um golpe duro, em junho, quando por motivos de saúde me vi impedido de concluir o Projecto 278. Lutei durante estes meses para conseguir voltar a uma forma física que me permitisse concluir este desafio: o de apelar para uma profunda redefinição da mobilidade urbana. Sinto-me preparado e parto confiante que este projeto é maior do que a pausa que sofreu”, afirma o ultramaratonista.
No distrito do Porto, a iniciativa passa pelos 11 concelhos do distrito, começando dia 5 em Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia. A passagem termina dia 7, com visita a Paredes, Penafiel, Marco de Canaveses, Amarante e Baião. “Tenho visto o aproximar das eleições autárquicas, estamos em plena pré-campanha, e, tirando Lisboa e Porto, a mobilidade não tem entrado nos debates. Espero que o Projecto 278 ajude a que o tema surja nos discursos – e nas ações – dos candidatos de todo o país”, acrescenta Tiago Cação.