logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 4 min

Tiago Cação retoma Projecto 278 pelo Porto para alertar para a mobilidade urbana

O ultramaratonista em ciclismo Tiago Cação vai retomar na próxima sexta-feira, 5 de setembro, o Projecto 278, uma volta a Portugal em bicicleta de 6.000 km que percorrerá todos os 278 Municípios de Portugal Continental, com chegada prevista a Lisboa no final do mês.

Redação

 O objetivo da iniciativa é alertar para a necessidade de redefinir a mobilidade urbana.Tiago Cação foi obrigado a suspender o projeto em 3 de junho, devido a uma pneumonia bilateral, apenas dois dias após o início da viagem.

“Foi um golpe duro, em junho, quando por motivos de saúde me vi impedido de concluir o Projecto 278. Lutei durante estes meses para conseguir voltar a uma forma física que me permitisse concluir este desafio: o de apelar para uma profunda redefinição da mobilidade urbana. Sinto-me preparado e parto confiante que este projeto é maior do que a pausa que sofreu”, afirma o ultramaratonista.

No distrito do Porto, a iniciativa passa pelos 11 concelhos do distrito, começando dia 5 em Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia. A passagem termina dia 7, com visita a Paredes, Penafiel, Marco de Canaveses, Amarante e Baião. “Tenho visto o aproximar das eleições autárquicas, estamos em plena pré-campanha, e, tirando Lisboa e Porto, a mobilidade não tem entrado nos debates. Espero que o Projecto 278 ajude a que o tema surja nos discursos – e nas ações – dos candidatos de todo o país”, acrescenta Tiago Cação.

O Projecto 278 teve início a 2 de junho, com partida da Praça General Humberto Delgado, no Porto, acompanhado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, pela presidente da MUBI – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, Vera Diogo, e pelo CEO da Greenvolt Comunidades, José Queirós de Almeida. Após percorrer 340 km nas primeiras 29 horas, Tiago Cação foi internado em Barcelos, sendo substituído temporariamente pelo realizador belga Ryan Le Garrec, que percorreu 110 km para assegurar a entrega das cartas a sete autarquias.

Durante setembro, Tiago Cação terá uma meta diária de cerca de 240 km, entregando pessoalmente cartas a todas as Câmaras Municipais de Portugal Continental, apelando à mudança de paradigma nas políticas urbanísticas e de mobilidade, com ênfase na sustentabilidade, segurança, saúde e qualidade de vida. O projeto visa ainda promover o cicloturismo e o turismo sustentável, com apoio do Turismo de Portugal.

O Projecto 278 conta com produção de conteúdos audiovisuais para destacar a diversidade paisagística, patrimonial e cultural do país, acompanhados pelo realizador Ryan Le Garrec, que documentará a iniciativa. A ação tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e apoios institucionais da Associação Nacional de Municípios, Federação Portuguesa de Ciclismo, MUBI, IMT, ICFN e ABIMOTA, com patrocínio da Greenvolt Comunidades e Sociedade Ponto Verde, e parcerias com Bikezone, Decathlon, Geonatlife, Sponser Sport Foods, Catlike, Biolectra Magnesium, Panvitol da Azevedos e Topcycling.pt.

Tiago Cação, natural de Montemor-o-Velho, nasceu em 1983, é formado em Turismo, trabalha na indústria musical e dedica-se à fotografia, produção e escrita de viagens. Como atleta, participou no Biking Man e qualificou-se para a Race Across America, sendo o único português a percorrer as nove ilhas dos Açores em nove dias consecutivos. Tem desenvolvido ações solidárias, como a volta a Portugal em 2020 para entrega de alimentos a profissionais do setor cultural.

O projeto pode ser acompanhado em tempo real em followmychallenge.com e apoiado em GoFundMe.