Os sistemas telefónico e informático do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão a funcionar com recurso a geradores, na sequência da falha de energia que afetou várias zonas de Portugal durante a manhã desta segunda-feira, 28 de abril.
Em declarações à agência Lusa, fonte oficial do INEM garantiu que foi ativado o plano de contingência da instituição, assegurando o funcionamento dos serviços essenciais. “O INEM ativou o seu plano de contingência e tem os seus sistemas, telefónico e informático, a funcionar com recurso a geradores que foram automaticamente acionados”, explicou o Instituto.
O INEM apelou ainda a todos os cidadãos para que liguem para o número de emergência 112 "apenas em caso de emergência real, de forma a evitar uma sobrecarga do sistema" numa altura em que os recursos estão a ser geridos de forma extraordinária.
A falha de eletricidade foi reportada cerca das 11h30 em várias zonas do país, não sendo ainda conhecidas as causas que estiveram na origem do apagão.
De acordo com informações avançadas pela agência espanhola EFE, a falta de energia também afetou várias regiões de Espanha, o que poderá indicar a existência de um problema alargado a nível da Península Ibérica.