logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Portugal na final da Eurovisão 2025 com “Deslocado” dos NAPA

Portugal garantiu esta terça-feira, dia 13 de maio, um lugar na final do 69.º Festival Eurovisão da Canção, contrariando as previsões desfavoráveis das casas de apostas. A edição deste ano decorre em Basileia, na Suíça, até sábado, 17 de maio.

Redação

O tema “Deslocado”, da banda NAPA, conquistou um dos dez lugares disponíveis na primeira semifinal do concurso, que contou com 15 países em competição. A canção portuguesa não figurava entre as favoritas segundo o agregador de probabilidades eurovisionworld.com, o que tornava a qualificação menos esperada.

Além de Portugal, também passaram à final os representantes da Noruega (“Lighter”, Kyle Alessandro), Albânia (“Zjerm”, Shkodra Elektronike), Suécia (“Barra Bada Bastu”, KAJ), Islândia (“RÓA”, VÆB), Países Baixos (“C’est la vie”, Claude), Polónia (“GAJA”, Justyna Steczkowska), São Marino (“Tutta l’Italia”, Gabry Ponte), Estónia (“Espresso Macchiato”, Tommy Cash) e Ucrânia (“Bird of Pray”, Ziferblat).

Ficaram pelo caminho as canções da Eslovénia, Bélgica, Azerbaijão, Croácia e Chipre.

Na mesma semifinal atuaram ainda os representantes de Espanha (“Esa Diva”, Melody), Itália (“Volevo essere un duro”, Lucio Corsi) e Suíça (“Voyage”, Zoë Më), países automaticamente apurados para a final. Espanha e Itália pertencem ao grupo dos ‘Big 5’ — que inclui também França, Alemanha e Reino Unido, enquanto a Suíça participa diretamente por ser o país anfitrião e vencedor da edição anterior.

A primeira semifinal contou também com atuações especiais, incluindo uma homenagem a Céline Dion. A cantora portuguesa iolanda, que representou Portugal em 2024 com o tema “Grito”, interpretou ao lado de Marina Satti (Grécia), Jerry Heil (Ucrânia) e Silvester Belt (Lituânia) o tema “Ne partez pas sans moi”, com o qual Céline Dion venceu a Eurovisão em 1988 pela Suíça.

A segunda semifinal realiza-se na quinta-feira, 15 de maio, com 16 países a competir pelos restantes dez lugares na final. Estão em prova: Austrália, Montenegro, Irlanda, Letónia, Arménia, Áustria, Grécia, Lituânia, Malta, Geórgia, Dinamarca, República Checa, Luxemburgo, Israel, Sérvia e Finlândia. Nessa noite, sobem também ao palco os representantes de França, Alemanha e Reino Unido, os restantes países com entrada direta na final.

A grande final do Festival Eurovisão da Canção 2025 realiza-se no próximo sábado, 17 de maio, com 26 países a disputarem o troféu europeu da música.