A competição integrou o Trail de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e contou com um percurso exigente de 47 quilómetros e 2.400 metros de desnível positivo. Participaram 186 atletas, num dos momentos mais aguardados do calendário nacional de trail running.
Além da vitória individual, Bruno Silva contribuiu para a conquista coletiva da sua equipa, a Furfor Running Project, também de Paredes, que venceu no setor masculino com as prestações de Nuno Campos e Hugo Gonçalves.
Após a prova, Bruno Silva destacou o longo percurso até ao título nacional. “Tenho andado atrás deste título há cinco anos. Fui três vezes vice-campeão, estive muito perto, mas nunca tinha sido suficiente”, recordou. O atleta admitiu que este ano chegou a ponderar não competir. “No último mês os treinos não saíam, sentia-me cansado e queria muito desligar da corrida. Mas havia alguma coisa que me dizia ‘e se for desta?’”
Aos 47 quilómetros da corrida juntou-se o desafio mental: “Na linha de partida a única certeza que tinha é que ia para sofrer. E num dia tão duro como este, a vitória caiu para quem teve maior capacidade de sofrimento — e isso é coisa que domino.”
Bruno Silva deixou agradecimentos emocionados à equipa Furfor Running Project, que em quatro anos conquistou títulos nacionais nas distâncias de Sprint, Trail e Ultra. “Nunca terei forma de vos agradecer. Este ano vencemos as três distâncias por equipas”, sublinhou.
O atleta fez ainda questão de reconhecer o apoio do treinador Rui Rebelo, de Dino Pinto, da companheira Márcia, dos patrocinadores GoldNutrition e Merrell Portugal, e de colegas de equipa. “Hoje finalmente posso dizer: sou campeão nacional de Trail Ultra”, concluiu.